Olá,

Visitante

Acolhimento as puérperas do município de Inácio Martins no Hospital Referência Santa Casa de Irati

Este projeto iniciou-se devido à falta de vínculo com a maternidade, levando ao alto índice de mortalidade infantil no município de Inácio Martins, pois as gestantes realizam o parto na maternidade referência Santa Casa de Irati, há 50 km de distância. Após a avaliação de óbitos evitáveis em comitês regional e estadual, viu-se a necessidade de criarmos uma ferramenta para desenvolvermos um elo entre as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) e maternidade, surgindo assim o projeto cuja enfermeira colaboradora do município que reside próximo ao hospital referência passa na maternidade antes de vir trabalhar todas as manhãs e faz o acolhimento humanizado das puérperas ainda no alojamento conjunto.

Acolhimento humanizado da puérpera. Reduzir a mortalidade infantil. Manter zerada a mortalidade materna. Criar vínculo entre as usuárias e as equipes. Repassar orientações de pós-parto: cuidados com o coto umbilical, cartão SUS, Vacinas, testes da orelhinha. É realizada através de visitas de uma profissional enfermeira a 100% das puérperas do município de Inácio Martins, internadas no alojamento conjunto da Santa Casa Irati, onde são entrevistadas, acolhidas e orientadas de como proceder após o parto, e repassa as equipes em tempo real através de um grupo de WhatsApp para dar os encaminhamentos necessários. Nesse grupo estão inseridos profissionais das Estratégias Saúde da Família, do Pronto Atendimento Municipal, da maternidade e da UTI NEO da Santa Casa de Irati, no momento do acolhimento é fornecido um kit contendo: álcool 70%, fraldas, cotonetes, gazes, lenço umedecido e um par de sapatinhos confeccionado pela mãe da colaboradora.

Nossos resultados são positivos, pois desde o início do projeto nossa mortalidade infantil relacionada à Atenção Básica teve uma redução de 100%, pois já tem em torno de 2 anos que não temos morte de crianças após a alta desses recém-nascidos. Concluímos que é uma experiência exitosa no SUS, pois não temos gastos extras e os resultados positivos são gritantes, hoje é nossa ferramenta principal de trabalho para encaminhamento e acompanhamento das gestantes na hora do parto e depois no puerpério para o acompanhamento das equipes.

Principal

Ana Paula Klosovsk

paulinhaklosovski@gmail.com

Coautores

Silvane do Carmo Gavronski

A prática foi aplicada em

Inácio Martins

Inácio Martins

Inácio Martins

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Inácio Martins (PR)

Rua Santos Thomaz, 180 - Canisiana, Inácio Martins - PR

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Edemétrio Benato Junio

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

05 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A potência do microplanejamento no fortalecimento das ações de imunização em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba