A partir dos quadros de doenças crônicas evidenciados em Rio Claro, a gestão municipal em conjunto com o departamento de fisioterapia, uniram forças e experiências para implantar o serviço de Ozonioterapia com objetivo principal de aliviar os sintomas ocasionados pelas doenças crônicas do sistema musculoesquelético do usuário.

Com o crescente índice de portadores de doenças crônicas e a falta de novas técnicas no município, implantou-se esse serviço para auxiliar na recuperação das dores crônicas.

A partir dos dados apurados, considerando a EVA como referência de equiparação do grau de intensidade da dor dos 24 usuários estudados, antes e após as sessões de Ozonioterapia, evidenciou-se, com base neste estudo autoavaliativo dos usuários, uma média de intensidade de grau 8 da dor no início do tratamento e, após tratamento de 10 semanas, constatou-se uma redução da média de intensidade para grau 2. Logo, evidenciou-se uma diminuição de 6 graus na intensidade da dor dos usuários de acordo com a Escala (EVA).

Recurso físico pouquíssimo contraindicado e com um potencial de recuperação enorme. Para implementação, apenas deve-se capacitar profissionais e adquirir equipamento próprio e normatizado pela ANVISA.

Principal

Wellington de Oliveira Lopes

well_lopes@yahoo.com.br

Chefe de divisão de Reabilitação/ Fisioterapeuta

Coautores

Wellington de Oliveira Lopes

A prática foi aplicada em

Rio Claro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Wellington de Oliveira Lopes

Conta vinculada

20 fev 2024

CADASTRO

21 maio 2024

ATUALIZAÇÃO

24 jan 2023

inicio

30 jan 2024

fim

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas