Olá,

Visitante

A informação como ferramenta estratégica para o controle e prevenção da dengue em Salvador-Bahia

Introdução: Dengue é um importante problema de saúde pública tendo como principal transmissor o mosquito Aedes aegypti. Estima-se que um terço da população mundial reside em áreas de risco da doença e mais de 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente. A dengue é causada por quatro diferentes vírus e devido ao fato de não existir uma vacina para sua prevenção, a medida de controle mais efetiva é através da redução da população de mosquitos. Políticas de saúde capazes de disponibilizar informações que integrem a sociedade civil no processo de vigilância e controle da dengue são importantes mecanismos para a redução dos índices de infestação do mosquito e possível declínio no número de casos da dengue. Justificativa: Sendo a dengue um importante problema de saúde que envolve diversos componentes, torna-se cada vez mais necessário à implementação de mecanismos que favoreçam políticas de saúde integradas com a sociedade civil. Objetivos: Dotar a população de Salvador de informações sobre a dengue e seu vetor transmissor, fortalecendo as medidas de prevenção e controle da doença. Metodologia: Desenvolvimento e operacionalização de um site de utilização pública capaz de disponibilizar informações de: infestação predial do Aedes aegypti por estrato e localidade, classificação de risco, principais criadouros do mosquito, boletins epidemiológicos, programação de áreas para mobilização social e comunicação, relação de unidades de saúde, informações sobre a doença, atas de reuniões dos comitês e grupos técnicos da dengue, canal direto para notificação de casos suspeitos de doença, sugestões, elogios e reclamações, formulário para cadastro de parceiros da saúde, biblioteca virtual, jogos interativos on-line e redes sociais.

Dotar a população de Salvador de informações sobre a dengue e seu vetor transmissor, fortalecendo as medidas de prevenção e controle da doença.

Principal

Alex Sandro Pereira Correia

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Alex Sandro Pereira Correia

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

13 mar 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba