Olá,

Visitante

A informação como ferramenta estratégica para o controle e prevenção da dengue em Salvador-Bahia

Introdução: Dengue é um importante problema de saúde pública tendo como principal transmissor o mosquito Aedes aegypti. Estima-se que um terço da população mundial reside em áreas de risco da doença e mais de 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente. A dengue é causada por quatro diferentes vírus e devido ao fato de não existir uma vacina para sua prevenção, a medida de controle mais efetiva é através da redução da população de mosquitos. Políticas de saúde capazes de disponibilizar informações que integrem a sociedade civil no processo de vigilância e controle da dengue são importantes mecanismos para a redução dos índices de infestação do mosquito e possível declínio no número de casos da dengue. Justificativa: Sendo a dengue um importante problema de saúde que envolve diversos componentes, torna-se cada vez mais necessário à implementação de mecanismos que favoreçam políticas de saúde integradas com a sociedade civil. Objetivos: Dotar a população de Salvador de informações sobre a dengue e seu vetor transmissor, fortalecendo as medidas de prevenção e controle da doença. Metodologia: Desenvolvimento e operacionalização de um site de utilização pública capaz de disponibilizar informações de: infestação predial do Aedes aegypti por estrato e localidade, classificação de risco, principais criadouros do mosquito, boletins epidemiológicos, programação de áreas para mobilização social e comunicação, relação de unidades de saúde, informações sobre a doença, atas de reuniões dos comitês e grupos técnicos da dengue, canal direto para notificação de casos suspeitos de doença, sugestões, elogios e reclamações, formulário para cadastro de parceiros da saúde, biblioteca virtual, jogos interativos on-line e redes sociais.

Dotar a população de Salvador de informações sobre a dengue e seu vetor transmissor, fortalecendo as medidas de prevenção e controle da doença.

Principal

Alex Sandro Pereira Correia

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Alex Sandro Pereira Correia

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Zoonoses e Vetores na Escola: Informação, Educação e Comunicação em Saúde como ferramenta de mudança.
Rio de Janeiro
Práticas
A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro