O registro correto dos sistemas é hoje uma fonte de preocupação para os gestores e todos que compõe as equipes de atenção primária. Nos últimos anos o Município de Matinhas passou por alguns gestores em saúde e essa mudança refletiu em toda a atenção primária, os indicadores não eram alcançados, os profissionais estavam sem disposição para encarar os desafios, sem qualificação e conhecimentos para obter as melhorias necessárias. Porém, esse cenário mudou há cerca de um ano, a gestão também mudou e foi assertiva. Hoje contamos com a mesma equipe, mas o diferencial é que motivamos nossos profissionais, qualificamos e buscamos uma harmonia entre equipe, coordenação e gestão maior. Para obter excelência nos registros é necessário que todos os profissionais estejam envolvidos, para que os mesmos sejam realizados de forma correta e completa, entendemos que a integração (RNDS) é de suma importância tanto para o usuário quanto para o profissional, mas com ela também existe a responsabilidade sobre o que inserimos nos prontuários. Os profissionais precisam de qualificação constante, de entender e conhecer cada passo do prontuário o que cada parte significa e que quanto mais completo, será melhor para ele, para a equipe, para os pacientes, para os profissionais que compõe as Emultis, para outros profissionais que poderão futuramente acessá-lo e para os usuários que se beneficiam em outros atendimentos compartilhado ou não. Não podemos esquecer a importância da LGPD.
Discutir a importância dos registros corretos em sistemas como o E-SUS e PEC. * Do monitoramento de dados através do SISAB, mas também de aplicativos próprios para isso. * A relevância da integração(RNDS) e a responsabilidade dos profissionais ao usar o prontuário eletrônico, a qualidade dos dados e o respeito às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). *Apresentar dados de fontes verídicas onde expomos que, para atingir metas, obter o sucesso nos indicadores e estar preparado para o novo financiamento, dependemos de diversos fatores, entre eles estão: qualificação, atualização, integração e educação continuada das ESF’s, ESB’s e Emultis.
Pensando em tudo isso que já citamos, criamos estratégias e planos com todas as equipes, trabalhamos na orientação, na capacitação e na qualificação desses profissionais. Utilizamos de ferramentas como o SISAB para o monitoramento constante da progressão dos dados e da qualidade dos mesmos, contratamos um aplicativo ao qual todos os profissionais têm acesso e podem entender, melhorar seus atendimentos e suas demandas. Isso fez com que todos os indicadores tivessem aumentos significativos. Nós trabalhamos incessantemente com continuidade em cada indicador e nos preparamos e ao profissional para o novo financiamento, sem esquecer que o ator principal desse cenário é o usuário. Foram e são realizadas capacitações mensalmente ou quando existe qualquer atualização significativa. Qualificamos nossos profissionais incansavelmente, incentivamos, escutamos, planejamos e realizamos ações conforme a demanda. Melhoramos a qualidade dos atendimentos, priorizando um atendimento humanizado, com uma escuta eficaz e registros corretos. Refletindo diretamente em nossos números, tornando-os exitosos e com uma progressão de quase 100%. Mas recente podemos exemplificar o trabalho realizado com os agentes de saúde, sendo a porta de entrada do Novo Financiamento, que tem como foco o cadastro, atualização e organização do território, bem como o vínculo e acompanhamento. A capacitação desses profissionais para o uso de ferramenta como PEC junto já nos mostra êxitos e nosso score está em ótimo.
É inegável que existem diversos fatores que colaboram diretamente para o êxito e a melhoria dos indicadores, mesmo cientes das mudanças que estão por vir. Com o novo financiamento e com as constantes atualizações dos sistemas. Temos a certeza de que a continuidade das boas práticas, a qualificação e atualização constante das equipes, estratégias assertivas, os registros corretos e inseridos de forma adequada nos sistemas e uma boa parceria com a gestão são elementos imprescindíveis para o sucesso do Município e das equipes de saúde. Compreender o papel importante de cada profissional escutar e tratar de forma adequada também faz parte dessa prática e reflete nos números dos indicadores e suas progressões, jamais deixando de lado a empatia e o atendimento humanizado. Conhecimento, aperfeiçoamento, multiplicação de boas práticas e uso qualificado dos sistemas fazem que, com união e muito planejamento, tenham como resultado o sucesso. Sem esquecer a importância da proteção de dados do usuário, tudo isso torna-se imprescindível para uma atenção primaria de qualidade e sucesso.
Secretaria Municipal de Saúde de Matinhas PB
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO