A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE GESTORES E EQUIPES E O USO QUALIFICADO DE DADOS. UM RELATO DE ÊXITO.

O registro correto dos sistemas é hoje uma fonte de preocupação para os gestores e todos que compõe as equipes de atenção primária. Nos últimos anos o Município de Matinhas passou por alguns gestores em saúde e essa mudança refletiu em toda a atenção primária, os indicadores não eram alcançados, os profissionais estavam sem disposição para encarar os desafios, sem qualificação e conhecimentos para obter as melhorias necessárias. Porém, esse cenário mudou há cerca de um ano, a gestão também mudou e foi assertiva. Hoje contamos com a mesma equipe, mas o diferencial é que motivamos nossos profissionais, qualificamos e buscamos uma harmonia entre equipe, coordenação e gestão maior. Para obter excelência nos registros é necessário que todos os profissionais estejam envolvidos, para que os mesmos sejam realizados de forma correta e completa, entendemos que a integração (RNDS) é de suma importância tanto para o usuário quanto para o profissional, mas com ela também existe a responsabilidade sobre o que inserimos nos prontuários. Os profissionais precisam de qualificação constante, de entender e conhecer cada passo do prontuário o que cada parte significa e que quanto mais completo, será melhor para ele, para a equipe, para os pacientes, para os profissionais que compõe as Emultis, para outros profissionais que poderão futuramente acessá-lo e para os usuários que se beneficiam em outros atendimentos compartilhado ou não. Não podemos esquecer a importância da LGPD.

Discutir a importância dos registros corretos em sistemas como o E-SUS e PEC. * Do monitoramento de dados através do SISAB, mas também de aplicativos próprios para isso. * A relevância da integração(RNDS) e a responsabilidade dos profissionais ao usar o prontuário eletrônico, a qualidade dos dados e o respeito às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). *Apresentar dados de fontes verídicas onde expomos que, para atingir metas, obter o sucesso nos indicadores e estar preparado para o novo financiamento, dependemos de diversos fatores, entre eles estão: qualificação, atualização, integração e educação continuada das ESF’s, ESB’s e Emultis.

Pensando em tudo isso que já citamos, criamos estratégias e planos com todas as equipes, trabalhamos na orientação, na capacitação e na qualificação desses profissionais. Utilizamos de ferramentas como o SISAB para o monitoramento constante da progressão dos dados e da qualidade dos mesmos, contratamos um aplicativo ao qual todos os profissionais têm acesso e podem entender, melhorar seus atendimentos e suas demandas. Isso fez com que todos os indicadores tivessem aumentos significativos. Nós trabalhamos incessantemente com continuidade em cada indicador e nos preparamos e ao profissional para o novo financiamento, sem esquecer que o ator principal desse cenário é o usuário. Foram e são realizadas capacitações mensalmente ou quando existe qualquer atualização significativa. Qualificamos nossos profissionais incansavelmente, incentivamos, escutamos, planejamos e realizamos ações conforme a demanda. Melhoramos a qualidade dos atendimentos, priorizando um atendimento humanizado, com uma escuta eficaz e registros corretos. Refletindo diretamente em nossos números, tornando-os exitosos e com uma progressão de quase 100%. Mas recente podemos exemplificar o trabalho realizado com os agentes de saúde, sendo a porta de entrada do Novo Financiamento, que tem como foco o cadastro, atualização e organização do território, bem como o vínculo e acompanhamento. A capacitação desses profissionais para o uso de ferramenta como PEC junto já nos mostra êxitos e nosso score está em ótimo.

É inegável que existem diversos fatores que colaboram diretamente para o êxito e a melhoria dos indicadores, mesmo cientes das mudanças que estão por vir. Com o novo financiamento e com as constantes atualizações dos sistemas. Temos a certeza de que a continuidade das boas práticas, a qualificação e atualização constante das equipes, estratégias assertivas, os registros corretos e inseridos de forma adequada nos sistemas e uma boa parceria com a gestão são elementos imprescindíveis para o sucesso do Município e das equipes de saúde. Compreender o papel importante de cada profissional escutar e tratar de forma adequada também faz parte dessa prática e reflete nos números dos indicadores e suas progressões, jamais deixando de lado a empatia e o atendimento humanizado. Conhecimento, aperfeiçoamento, multiplicação de boas práticas e uso qualificado dos sistemas fazem que, com união e muito planejamento, tenham como resultado o sucesso. Sem esquecer a importância da proteção de dados do usuário, tudo isso torna-se imprescindível para uma atenção primaria de qualidade e sucesso.

Principal

Karla Kessia de Souza Ribeiro

karlaribeiro.enfa@gmail.com

Coordenadora de APS

Coautores

Karla Kessia de Souza Ribeiro, Jessica Bezerra de Araujo

A prática foi aplicada em

Matinhas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Matinhas PB

Secretaria Municipal de Saúde de Matinhas PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Karla Kessia de Souza Ribeiro

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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