Segundo documentos do Ministério da Saúde (2015), o contrato organizativo de ação pública ensino-saúde (Coapes) compreende uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e Educação para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade e a efetivação dos compromissos da educação com a melhoria dos indicadores de saúde e qualificação dos trabalhadores.
Necessidade de reordenar a lógica de integração ensino-serviço-comunidade no município de Bragança Paulista e Região de Saúde de Bragança através de uma rede escola para que se potencialize a formação dos futuros trabalhadores do SUS, além da qualificação dos trabalhadores de saúde que compõem o SUS local. Apresentar a experiência do município de Bragança Paulista como coordenador de um Coapes regional, a partir da descrição de sua construção articulada, resultados preliminares e desafios para a sua consolidação.
A construção da Rede Escola no SUS e para o SUS busca impulsionar a integração ensino-serviço-comunidade nos territórios. Para isso, o COAPES deverá ser construído de modo a garantir o acesso a todos os estabelecimentos de saúde como cenário de prática para a formação em saúde, seja no âmbito da formação técnica, da graduação, dos programas de residência e de pós-graduação em saúde.
E.M. Comendador Hafiz Abi Chedid - Rua Elias Berbari - Jardim Novo Mundo, Bragança Paulista - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO