FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:A gestão do Serviço de Atenção Domiciliar de Contagem é realizada na Secretaria de Saúde, local distante das bases das EMADs. A comunicação e envio de dados para a Coordenação sempre foi um problema. A perda de dados era constante. Os pedidos de captações da rede de saúde demoravam a chegar pelo Serviço de Malote na época disponível. Quando chegavam por e-mail, muitos vinham incompletos, dificultando o atendimento. O censo e indicadores eram enviados manualmente e eram transcritos para o computador, gastando tempo e retrabalho dos digitadores.Foi pensando nesse problema que resolvemos criar um sistema informatizado de monitoramento e gestão. Entretanto, tínhamos escassos recursos financeiros para investir em algum software especializado. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Criamos no ínicio de 2016 um sistema de informação de informação próprio, simples e gratuito. Construímos um website, o sad-contagem.webnode.com. Nele, além de informações gerais do serviço, incluímos um link chamado: SOLICITE ATENDIMENTO AQUI. Vinculamos a esse site um Formulário de Captação. Esse formulário pode ser preenchido por todos os profissionais de saúde que necessitem acionar o nosso atendimento.
Os Sistemas de Informação em Saúde – SIS são imprescindíveis na qualificação e aumento da eficiência nos processos de trabalho possibilitando a melhoria do atendimento em saúde, a realização de pesquisas, o fornecimento de evidências e auxiliando no processo de ensino. Assim, como finalidades principais, pode-se afirmar que um SIS deve servir para gerenciar a informação que os profissionais de saúde precisam para desempenhar suas atividades com efetividade. Além disso, esse sistema facilita a comunicação, integra a informação e coordena as ações entre os múltiplos membros da equipe profissional de atendimento, fornecendo recursos para apoio financeiro e administrativo (Marín, H.F., J. Health Inform. 2010 Jan-Mar
Concluímos que a informatização da gestão do SAD de Contagem-MG trouxe benefícios na qualidade do serviço prestado diminuindo o tempo de solicitação resposta à captação de pacientes, na gestão da informação e aperfeiçoou a comunicação entre as equipes assim como a gestão da informação.
Avenida General David Sarnoff, 3113. Jardim Industrial