- Atenção Primária à Saúde
Luana Izabel da Silva Nunes
- 25 set 2024
Amapá
A estratégia de realizar o monitoramento entre as equipes vem sido executada e implementada ao longo dos últimos 7 anos, mas se consolidou após a implantação de um sistema de informação em tempo real. Após a avaliação das inconsistências cadastrais realizada pela a coordenação da atenção básica, nos sistemas de informação do governo federal, foi visto que a realização da correção e a qualificação dos dados refletiu positivamente nos resultados estatísticos e nos indicadores de desempenho.
Através da monitorização da qualificação dos dados, o município aumentou seu desempenho nos indicadores do Programa Previne Brasil, visto que as inconsistências trouxeram prejuízos nas estatísticas e alcance de metas.
A avaliação minuciosa da qualificação dos cadastros individuais nos sistemas de informação do Governo Federal e no Prontuário Eletrônico (PEC) evidenciaram a presença de inconsistências de dados, como duplicidade de cadastro, duplicidade de cartão do SUS, erros ortográficos, que refletiam diretamente nos resultados dos indicadores do Programa Previne Brasil, gerando assim, prejuízos para fim estatísticos e de pagamento por desempenho.
No 1° quadrimestre de 2023, a cidade de Pilar ficou com o Índice Sintético Final (ISF) de 9.51, ocupando o 6° lugar no ranking das cidades que compõem a 12° Região. Então foi realizado o levantamento de dados e observado que as inconsistências cadastrais estavam interferindo nos resultados. No 2° quadrimestre ocupamos o 7° lugar do ranking da região, pontuando 9.47 no ISF, com o empenho da coordenação e da equipe no monitoramento e qualificação dos cadastros, conseguimos obter o 1° lugar no ranking geral das cidades que compõem a 12° Região. Após a qualificação e atualização dos registros através de sistema, pôde-se observar um crescimento considerável nos indicadores de desempenho.
Av. Nego, 571 - Tambaú, João Pessoa - PB, 58039-101, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO