Na pequena Parnaíba, no Piauí, uma unidade básica de saúde quer ouvir e incentivar seus usuários a ampliar a participação nas rotinas e prioridades do serviço pelo ponto de vista de quem é paciente e morador do território. No Amazonas, uma comunidade do povo Kokoma discute formas de ampliar a participação e o controle social em seu território, levando em conta as particularidades e cultura coletivas. E as mulheres podem participar mais ativamente da condução do SUS? No Rio Grande do Sul, uma prática tem certeza que sim e aposta na formação qualificada. Por sua vez, em Guarulhos, São Paulo, duas mulheres – Maria da Conceição e Vera – são protagonistas de luta, memórias vivas, de ações que colocam as pessoas no centro das decisões sobre temas de saúde locais. Já, lá de uma das pontas extremas do mapa do Brasil, em Rondônia, vem uma experiência rica e potente de formação de conselheiros de saúde.
Em suma, controle e participação social são o foco de novos episódios da websérie “Vozes da Saúde – as experiências da IdeiaSUS”, uma parceria da VideoSaúde, unidade do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) com a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS, também da Fiocruz. Disponível no canal da IdeiaSUS Fiocruz no Youtube.
Assista:
Conhecendo o Controle Social: Formação junto à Comunidade Indígena Nova Esperança Kokama, Amazonas
Relator: Ailton dos Santos Aparicio, residente em Manaus (AM), funcionário público, técnico de enfermagem, psicólogo e coordenador de Serviço Social do Conselho Indígena Kokama da Amazônia (ŸTKA), como entidade do movimento indígena.
“Com crença e luta o SUS se faz”: construção do direito à participação social e possibilidades de escuta dos usuários de uma unidade básica de saúde do município de Parnaíba (PI)
Relatora: Amanda Fernanda Damasceno, psicóloga especialista em saúde da família, na modalidade residência multiprofissional, pós-graduada em psicologia social e comunidades.
Roda de Conversa “O que tem a ver a mulher e o SUS?”, Rio Grande do Sul
Relatoras: Bárbara Izabelita Cordeiro do Vale, fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde com ênfase em Saúde da Família pela UFSM.
Júlia Oliveira Silveira, estudante da graduação e em enfermagem da Universidade Franciscana, estagiária na Secretaria da Saúde no município de Restinga Seca (RS).
SUS: luta e resistência em Guarulhos, São Paulo
Relatoras:
Maria da Conceição Tardim, assistente social e teóloga, integrante do Fórum Leito é Direito e do Fórum Permanente de Saúde, usuária do SUS.
Vera Aparecida dos Santos, assistente social, especialista em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Prevenção à Violência Sexual, funcionária pública, membro do Fórum Permanente de Saúde, usuária do SUS.
Oficina de multiplicação do 2º ciclo de oficinas para lideranças de movimentos sociais e conselheiros (as) de saúde, Rondônia
Relatoras: Sirlene Honoria Pinto, trabalhadora rural no município de Novo
Horizonte do Oeste (RO), secretária de Políticas Sociais na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Rondônia (FETAGRO) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Horizonte do Oeste, conselheira estadual de saúde, representando o segmento de usuários.
Elzilene do Nascimento Pereira, mãe e avó, trabalhadora rural do município de Presidente Medici (RO), presidente do Conselho Estadual de Saúde de RO, em 2019, e atual presidente da CUT RO e conselheira estadual de saúde.
As práticas são relatos de experiências apresentados na roda de debate pré-conferência nacional de saúde, organizada pela ideiaSUS Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Para assistir ao vídeo desta roda na íntegra, clique aqui.