Olá,

Visitante

Adolescentes em Ação

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Trazer o adolescente para dentro da Unidade Básica de Saúde, tê-lo como amigo e companheiro, desenvolvendo atividades que sejam de seu interesse, que os tornem mais habilidosos na vida social, cultural, educacional e que possam repassar os ensinamentos além das fronteiras da unidade e de suas casas. Essas habilidades citadas são desenvolvidas, através da dança, música, rodas de conversas, teatro, cursos profissionalizantes e oficinas de leitura.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O encontro oficial é na segunda – feira à noite, onde nesses encontros são realizados rodas de conversas com temas variados voltados para a adolescência, ensaios de atividades agendadas, cinema, estratégias de apresentações, e os adolescentes saem da unidade com o roteiro(programação) das atividades a serem desenvolvidas durante a semana, a adesão do grupo as estratégias é um grande sucesso, as invés de semanalmente como era o previsto no início do projeto, os adolescentes estão na Unidade de Saúde diariamente, fazendo uso do auditório para ensaios, leituras, conversas e estudos.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Para o grupo ser fundado fizemos um levantamento de dados com os adolescentes da vila e assentamentos onde detectamos seus desejos e ansiedades. Com os resultados obtidos formamos os subgrupos que hoje são: dança, teatro, música, oficinas e cursos profissionalizantes.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTOA cada encontro os adolescentes verbalizam o que estão gostando, suas necessidades futuras já pensando nos próximos passos para implementação das nossas atividades.Como também através de avaliações periódicas, discussões de grupo e caixa de sugestões.

O Projeto Adolescentes em Ação surgiu após estudar o perfil dos adolescentes da Vila Dezesseis, uma comunidade de Zona Rural e constatar que os mesmos tem grandes habilidades a serem desenvolvidas e esperavam por uma oportunidade de mostrar os seus talentos. A Unidade Básica de Saúde da Família V, com toda a equipe reunida e engajada inaugurou o programa em setembro de 2013. Assim, o grupo Adolescentes em Ação, é composto por adolescentes da própria Vila e assentamentos, onde desenvolvem aulas de dança, teatro, música, oficinas de leitura, cursos profissionalizantes(em parceria com a Secretaria de Asistência Social) e grupos de estudos. Os encontros “oficiais” são semanais, segunda- feira no período noturno, onde os adolescentes e os profissionais da unidade reúnem-se para conversar sobre temas variados e sobre as atividades a serem desenvolvidas.

Sabe-se que desde o ano de 2009, quando foram estabelecidas as diretrizes da Política de atenção Integral a Saúde de Adolescente, observamos que há uma escassez de trabalhos referentes à área em questão. Cabe salientar que a necessidade de estabelecer neste público uma efetiva instituição de subsídios de prevenção e promoção à saúde. Esperamos que tal ação sirva como motivação e modelo para práticas em outras municipalidades e estimulo aos profissionais incumbidos do dever de fazer saúde, inovando suas ações com métodos lúdicos.O Grupo Adolescentes em Ação é o orgulho de toda comunidade da Vila Dezesseis e do Município de Augustinópolis – TO, os pais ou responsáveis, demostram e verbalizam a satisfação de verem seus filhos entusiasmados com as atividades propostas, com as apresentações culturais que já são sucesso em Augustinópolis e alguns municípios vizinhos. Os adolescentes ocupam o seu tempo com a vida escolar e as atividades do grupo, afastando-os das drogas, do álcool, da violência e do desamparo social.

Principal

Yatha Anderson Pereira Maciel

A prática foi aplicada em

Augustinópolis

Tocantins

Norte

Instituição

Rua das Mangueiras, 281, Centro

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Yatha Anderson Pereira Maciel

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba