Olá,

Visitante

IdeiaSUS recebe do Sindicato de Trabalhadores da Fiocruz o Prêmio Sérgio Arouca

Premiação implica reconhecimento pela divulgação de experiências exitosas do SUS

Leitura: < 1 minuto
Estátua em homenagem ao sanitarista e ex-presidente da Fiocruz Sergio Arouca (Foto: Peter Ilicciev/Acervo: Fiocruz Imagens)

A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz recebeu do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) o Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania. Criado em 2005, o prêmio homenageia o sanitarista Sergio Arouca, um dos líderes da Reforma Sanitária no país, promovendo o reconhecimento e a divulgação de experiências exitosas de saúde nos serviços, organizações e movimentos sociais. Foram também homenageados o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e a Rede Nacional por Responsabilização e Reparação das Vítimas da Covid-19. A entrega do prêmio à IdeiaSUS pode ser conferida no perfil da plataforma no Instagram (@ideiasusfiocruz).

A pessoas e instituições que se destacaram na luta contra a violência e na defesa dos direitos humanos, foi entregue a Medalha Jorge Careli. A premiação foi criada em memória ao servidor Jorge Careli, desaparecido no dia 10 de agosto de 1993. Segundo testemunhas, ele falava em um orelhão público da favela de Varginha, em Manguinhos, quando foi abordado, espancado e levado para uma Kombi por policiais da Delegacia Antissequestro (DAS). Os homenageados de 2023 com a medalha foram o Fórum Grita Baixada, a assistente social da creche Fiocruz, Yvone Costa de Souza, o coordenador da Cooperação Social da Fiocruz, José Leonídio Madureira Sousa Santos, o Frei Betto, o jornal comunitário Voz das Comunidades, o projeto Educação Jurídica Popular por Cidadania Fiscal e Direitos Humanos e a Mãe Neide Oyá d’Oxum.

A cerimônia de entrega dos dois prêmios, promovida no dia 4 de dezembro, no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), pode ser revisitada no canal da Asfoc-SN no Youtube.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também