Olá,

Visitante

Para além da Fiocruz: IdeiaSUS e VídeoSaúde levam para TV aberta o SUS em filme

Curtas e documentários do SUS fizeram parte da TVE Bahia, Canal Futura e GloboPlay

Leitura: 2 minutos
Imagem do curta TerritórioRua. Acervo: IdeiaSUS Fiocruz

A experiência em saúde mental que lida com o delicado tema do suicídio. Um ambulatório dedicado ao uso clínico da Canabis sativa, que atende pacientes com diferentes doenças e agravos. A prática que leva em consideração os saberes de povos indígenas nos cuidados em saúde. O município que desenvolve experiência exitosa na identificação para tratamento precoce da hanseníase. Estes são alguns exemplos de temas abordados pela série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, que traz depoimentos de diferentes atores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Fruto da parceria entre a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, a série, além de curtas-metragens sobre diferentes experiêncis do SUS, estão atualmente disponíveis no canal da IdeiaSUS no Youtube.

Ao longo de 2023, Vozes da Saúde e os curtas Escutas, CorpoAlma e Estica, alonga Caps, entre outros, foram exibidos pela TVE Bahia, maior rede de TV digital aberta do estado. A televisão pública da Bahia, no ar desde 1985, retrata a pluralidade do povo baiano, com uma programação qualificada e diversa que inclui cultura, educação, saúde, esportes e informação, alcançando mais de 11 milhões de pessoas. Eles fizeram parte, também do Programa VideoSaúde, que vai ao ar no Canal Saúde, às segunda-feiras, às 22h30 (com reprises às quarta, 22h30; às sexta, 22h30; e aos domingo, 21h30).

Potências do SUS

Escutas, por exemplo, retrata o trabalho da Clínica da Família Augusto Boal, na zona norte do Rio de Janeiro. O curta revela diferentes desafios para o SUS, numa comunidade especialmente atingida e fragilizada pela violência, pelas dificuldades da vida e por problemas de saúde. CorpoAlma é sobre um grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro. Trata-se de um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento, do corpo e da alma, de atenção ao espaço-tempo da mulher. Já Estica, alonga Caps é sobre uma unidade de saúde mental do SUS do Rio de Janeiro, mostrando como a realização cotidiana de atividades de conhecimento corporal e flexibilidade promovem a melhoria da elasticidade da musculatura e do equilíbrio, da independência pessoal, da autoconfiança e da interatividade social de pessoas em sofrimento psíquico.

Documentários produzidos pela IdeiaSUS e a VideoSaúde, como TerritórioRua e Construtoras de Caminhos – e outros, fizeram ainda parte de uma programação rotineira do Canal Futura, ao longo do ano, sendo reproduzido posteriormente na plataforma Globoplay. O primeiro reflete o trabalho da equipe de saúde da Clínica da Família Fellippe Cardoso, na zona norte do Rio de Janeiro. Trata-se de trabalhadores e trabalhadoras de uma unidade básica de saúde que leva cuidado a pessoas sem CEP, muitas vezes invisíveis, que vivem onde muitos estão apenas de passagem. Já Construtoras de Caminhos retrata o cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências no Rio de Janeiro. O curta fala sobre um serviço que atravessa a vida dos pacientes e seus familiares, revelando a importância do SUS, de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento.

Em 2024, novidades estão por vir. Então, fiquem de olho na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e no canal da IdeiaSUS no Youtube, com novos curtas, novos episódios de Vozes da Saúde, encontros e debates em filme. Atualmente, o canal da IdeiaSUS no Youtube abriga 89 vídeos sobre o SUS: 45 episódios de Vozes da Saúde; nove curtas-metragens sobre experiências do SUS; e 35 registros em vídeo de rodas de práticas de saúde e oficinas.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também