No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Oswaldo Cruz dá nome à centenária Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição a quem a IdeiaSUS está vinculada. Inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, como Instituto Soroterápico Federal, em 25 de maio de 1900, na bucólica Fazenda de Manguinhos – zona norte do Rio de Janeiro -, a instituição experimentou, desde então, uma intensa trajetória, que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no país.
Pelas mãos do ainda jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela da cidade. E logo ultrapassou os limites do Rio de Janeiro, com expedições científicas que desbravaram as lonjuras do país. O Instituto também foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920. Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fiocruz, ao longo de 123 anos.
IdeiaSUS é Fiocruz… Fiocruz e IdeiaSUS são SUS
Para celebrar a data e o aniversário de Oswaldo Cruz, selecionamos práticas exitosas de saúde desenvolvidas por trabalhadores da Fiocruz – algumas na própria instituição. São experiências de implementação das práticas integrativas e complementares de saúde (PICS) para alunos e trabalhadores da Fiocruz, formação em PICS, de trabalhadores surdos, saúde mental, atenção integral à saúde da pessoa com deficiência, iniciativas e informações de combate à dengue, zika e chikungunya, controle da tuberculose e produção de documentário de saúde. “A Plataforma IdeiaSUS reúne importantes práticas e reflexões sobre os serviços do SUS e dos trabalhadores da saúde, apontando diferentes conquistas, desafios e contribuições para a sociedade e servindo de ponto de referência e também de memória para os legados do SUS”, realça a ex-presidente da Fundação e atual ministra da Saúde, Nísia Trindade. Essas experiências fazem parte do nosso banco de práticas de saúde (para conhecer cada uma delas, é só clicar sobre os títulos listados abaixo).
Video institucional da Fiocruz: Consultório na Rua: conhecer para acolher
Ações de formação para trabalhadores surdos da Fiocruz
O trabalho em rede como propulsor da atenção integral à saúde da pessoa com deficiência