Hipertensão em alta no Brasil e no mundo

Os preocupantes números da hipertensão no Brasil. E como Cuba enfrenta a doença

Foto: Raquel Portugal / Acervo: Fiocruz Imagens

Na última terça-feira (19/9), a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou seu primeiro relatório (o documento pode ser lido aqui) sobre os impactos “devastadores” da hipertensão sobre a população global nos dias de hoje. O número de hipertensos no mundo dobrou em trinta anos – em 1990, eles eram 650 milhões, e a agência multilateral de saúde estipula que 1,3 bilhão de pessoas convivem com a pressão alta na atual década. Três quartos delas vivem em países mais pobres. Outra estatística anunciada é que quase metade das pessoas com hipertensão não sabem que a têm, o que redobra a importância do investimento em atenção primária, aspecto comumente negligenciado nos programas de controle da hipertensão. O Brasil vive uma crise particular: os dados do relatório sugerem que 45% dos brasileiros entre 30 e 79 anos têm pressão alta – algo como 50 milhões de pessoas –, enquanto a média global gira em torno de um terço da população dos países.

Condição é adequadamente combatida em Cuba, diz relatório

Mas o relatório não se resume a notícias tristes. Na página 66, a estratégia de Cuba para o controle dessa condição de saúde é apresentada como um importante exemplo a ser replicado. A ilha socialista “é única no mundo em incluir atenção domiciliar continuada aos pacientes de hipertensão, a produção local dos medicamentos utilizados e a invenção, testagem e produção de mecanismos de medição de pressão sanguínea em seu programa”. Com o sucesso das iniciativas, o governo cubano resolveu declarar 2023 como o Ano do Controle da Hipertensão no país. 451 policlínicas espalhadas pelo território de Cuba são o ponto de apoio para equipes de médicos e enfermeiros que atendem de forma preventiva e curativa cerca de 2 milhões de cubanos hipertensos (menos de um quinto da população da ilha) registrados no programa estatal. “Uma forte infraestrutura de saúde pública e uma campanha nacional de esclarecimento da população e dos trabalhadores de saúde” fortalecem o controle da hipertensão, avalia o relatório.

Por Guilherme Arruda, reportagem publicada originalmente no site Outra Saúde, em 22/9/2023.

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!