Encontro na Fiocruz debate inovação e saúde digital no SUS e aponta novos caminhos de aprimoramento da Atenção Primária à Saúde

Ana Karolina

No dia 24 de julho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) promoveu o encontro Atenção Primária em Saúde: Caminhos e Práticas, com foco na promoção da saúde dentro da Atenção Primária à Saúde (APS) e no uso das tecnologias digitais nesse campo. O evento pautou-se na promoção da saúde como um dos pilares fundamentais para a construção de um sistema público de saúde mais igualitário e sustentável. 

Durante a programação, foram discutidos temas de grande relevância, como o papel da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz na promoção digital da saúde, o impacto do ambiente virtual nas práticas de cuidado, estratégias voltadas para a população idosa e o potencial das salas de espera como espaços ativos de promoção de saúde. 

O debate sobre a contribuição da IdeiaSUS para a promoção da saúde na APS coube ao doutor em Epidemiologia e pesquisador da plataforma da Fiocruz, Juraci Vieira Sérgio. Ele discorreu sobre um dos maiores espaços de experiências, práticas e projetos voltados para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Por sua vez, Joaquim Teixeira Netto, pós-doutor em Saúde Digital e coordenador da Promoção da Saúde na Fiocruz, abordou o impacto da digitalização da saúde, trazendo insights sobre as tecnologias que estão transformando o cuidado e a gestão da saúde.

A palestra de Carlos Bizarro, doutor em Bioética e coordenador do Programa de Atenção à Saúde do Idoso na Fiocruz, tratou da Promoção da Saúde no Grupo de Idosos (PASI). Ele destacou a importância de estratégias específicas para esse público. E Marcelo Mendes e Simone Mendes, especialistas em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis pela Ensp, refletiram sobre a transformação das salas de espera em espaços ativos de promoção da saúde, disseminando informação e fomentando hábitos saudáveis entre os pacientes.

O evento foi uma oportunidade para acadêmicos, profissionais da saúde e gestores públicos discutirem as novas abordagens e os desafios da APS, além de aprofundar a compreensão do uso da tecnologia para promover a saúde de forma mais acessível e eficiente. 

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io