A Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde realizaram, no dia 25 de novembro, das 8h30 às 16h, no Rio de Janeiro, o seminário Participação e Controle Social no SUS: desafios e perspectivas. O evento, realizado no Auditório de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC), no campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, contou com transmissão simultânea no Youtube (acesse o canal da IdeiaSUS).
O encontro foi composto por dois painéis. O painel Contextos: participação popular, direitos e democracia reuniu Heliana Hemetério, conselheira nacional de saúde e integrante da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Henrique Kujawa, educador popular e diretor do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), e Valcler Rangel, ex-coordenador e colaborador da Plataforma IdeiaSUS e assessor especial do Gabinete da Ministra da Saúde. O objetivo da mesa foi contribuir com a reflexão teórica-crítica sobre a participação e o controle social no SUS no atual contexto, contemplando o momento pós-eleições municipais, as práticas de discurso de ódio e fake news, a crise da democracia e as principais pautas conservadoras que a afetam.
Por sua vez, o painel Participação popular, direitos e diversidades convidou os palestrantes Vânia Sacramento, integrante da Comunidade Pesqueira Quilombo de Conceição de Salinas, em Salinas da Margarida (BA), e da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), Wallace Apurinã, vice coordenador do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena, Gláucia de Fátima Batista, coordenadora da Câmara Técnica de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), e Pablo Anzalone, representante da Rede de Municípios e Comunidades Saudáveis (Red de Municipios y Comunidades Saludables) do Uruguai, a dialogarem sobre os desafios e as perspectivas para a participação e o controle social no atual contexto, a partir do ponto de vista das práticas de participação popular na saúde. Tratou- se de um momento importante de socialização de experiências de participação e controle social no SUS.
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)