Encontro de novas experiências que reinventaram a vida de pessoas em sofrimento psíquico

Debate sobre economia solidária e saúde mental está disponível no YouTube

Promovida pela Comunidade de Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, a terceira edição da Roda Virtual de Práticas Sonhar Coletivo – Experiências de economia solidária na reinvenção da vida reuniu três inovadoras experiências que buscam a inclusão de pessoas em sofrimento psíquico. O encontro, realizado virtualmente em dezembro de 2023, sob a coordenação de Ana Paula Guljor e Paulo Amarante, pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), está disponível no Youtube,

O debate destacou o Projeto Tear, de Guarulhos (SP), apresentado por Evelyn Sayeg, coordenadora do Projeto Tear, psicóloga, mestre em psicologia social, trabalhadora do SUS e militante da Luta Antimanicomial. Trata-se de um serviço da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) voltado à promoção da inclusão social pelo trabalho, convivência e cultura, que promove a emancipação cidadã por meio da ampliação de repertório social e cultural, a partir da estratégia de geração de trabalho e renda para usuários da Raps.

A segunda experiência participante foi o projeto Suricato, de Belo Horizonte (MG), desenvolvido pela Associação de Trabalho e Produção Solidária. Suricato é um empreendimento norteado pelos princípios da Economia Solidária, formada por pessoas acometidas por sofrimento psíquico, que utilizam a Raps de Belo Horizonte desde a década de 1990. Partindo de uma ideia que dialoga estética e funcionalidade, a Suricato atua com quarto frentes: Costura e Bordado, Culinária, Marcenaria e Mosaico. Foi apresentado por Danni Garcia, coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários da Raps BH, graduada em Filosofia e em Arte Educação, mestre em Artes e doutoranda em Educação.

Ciclos do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Rio de Janeiro (RJ), foi a terceira iniciativa apresentada no debate pela psicóloga e especialista em Saúde Mental, Nathalia Motta, coordenadora técnica do Polo de Geração de Renda do Instituto Municipal Nise da Silveira. O Ciclos é um polo de criação que reúne diferentes oficinas e ações através da geração de trabalho e renda no campo da saúde mental. Trata-se de uma parceria do Instituto Municipal Nise da Silveira e a ONG Casa da Val, reunindo múltiplos materiais que inspiram peças únicas através da reciclagem de matérias primas. Viabiliza a inclusão social e os novos começos para usuários do campo da saúde mental através de uma perspectiva de trabalho autoral e participativo.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!