A busca por equidade é um dos princípios básicos do SUS e se apoia nos conceitos de justiça e igualdade. Este mês, o Canal Futura destaca em sua programação produções da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz que abordam práticas do SUS adotadas por diferentes unidades de saúde para um atendimento mais justo e humanizado.
Os filmes selecionados apresentam, por exemplo, o atendimento à população em situação de rua na Zona Norte do Rio de Janeiro, ambulatório voltado para o público LGBTQIAPN+ e as práticas da Clínica da Família Augusto Boal, com grupo de reeducação alimentar e acolhimento com rodas de conversas em apoio à saúde mental. Filmes produzidos em parceria com a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Entre os filmes, um sobre a importância do parto natural humanizado em território indígena.
A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da instituição, que aponta que os conteúdos produzidos devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do país.
Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam também disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Globoplay.
Confira a programação de setembro:
3/9 (domingo), às 6h
Parteiras indígenas
O documentário apresenta as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas, destacando a beleza do parto natural.
Reprises:
5/9 (terça-feira), às 13h
17/9 (domingo), às 21h30
3/9 (domingo), às 19h
Diálogos entre serviços
A produção mostra como o projeto “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação em saúde”, no município de Quissamã, no Rio de Janeiro, promoveu a integração entre as áreas de saúde por meio de estratégias de comunicação.
Reprises:
7/9 (quinta-feira), às 20h30
29/9 (sexta-feira), às 23h15
17/9 (domingo), às 19h
TerritórioRua
Eles vivem por onde as pessoas estão apenas de passagem: ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, embaixo de marquises e viadutos. São, muitas vezes, invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança.
Reprise: 21/9 (quinta-feira), às 20h30
24/9 (domingo), às 19h
Ambulatório João Walter Nery
Trata-se do primeiro ambulatório municipal do estado do Rio de Janeiro voltado para a população travesti e transexual. A unidade, que recebe o nome do professor e psicólogo João Walter Nery, membro fundador da Associação Brasileira de Homens Trans, atua em processos de hormonização, atendimento psicológico, construção da proximidade e integração da cidadania.
Reprises:
28/9 (quinta-feira), às 20h30
29/9 (sexta-feira), às 23h30
29/9 (sexta-feira), às 23h45
CorpoAlma
O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma.
Com informações da VideoSaúde Fiocruz