O Projeto de bem com a balança: peso ideal foi lançado em fevereiro de 2015 na Unidade de Saúde Mãe Deca, no município de Lagoinha do Piauí, e a segunda etapa em agosto de 2015 nas demais localidades do município (Fio, Estaca Zero, Sol Nascente, Baixão do Coco dos Carlos), em pessoas com o índice de massa corporal maior ou igual a 30. Foi idealizado pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Yara Cristina Leal Costa, onde foi apresentado ao secretário de saúde, ao prefeito do município e ao conselho municipal de saúde e à equipe de saúde da família, sendo aprovado e implantado. As pessoas selecionadas participam de palestras sobre vários temas: obesidade, alimentação saudável, higiene pessoal, atividade física, bullying, etc. São acompanhadas com exercícios físicos (aulas aeróbicas, hidroginástica, quadra de esportes e espaços urbanos de lazer como praças), plano alimentar e acompanhamento de exames laboratoriais trabalhando os objetivos do projeto. O projeto tem objetivo geral de incentivar o estilo de vida saudável para prevenção de doenças crônicas, bem como, especificamente, elevar o nível de conhecimento a uma mudança nos hábitos diários e melhorar a autoimagem.

Antes considerados problemas de países ricos, o sobrepeso e a obesidade estão frequentes e crescentes nos países de baixa e média renda, não somente nas áreas urbanas, mas chegando às zonas rurais, em todas as faixas etárias. No Brasil, o número de obesos já é maior que o número de desnutridos. Segundo á pesquisa Vigitel 2013, de acordo com o levantamento, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. Desses, 17,5% são obesos. Homens têm mais excesso de peso do que as mulheres, 54,7% contra 47,4%. A obesidade e o sobrepeso aumentam o risco de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. No município de Lagoinha do Piauí, com a implantação do NASF, a equipe observou que o número de obesos e pessoas acima do peso está associado a problemas de hipertensão, diabetes e risco de doenças cardiovasculares.

Portanto, com os resultados obtidos, ocorreu uma aceitabilidade e o reconhecimento no município a fim de contribuir para a melhoria do estilo de vida, com recursos econômicos e eficácias de cada participante, abrangendo os objetivos propostos no projeto.

Principal

Yara Cristina Leal

y.a.r.a.1.8@hotmail.com

Coautores

Yara Cristina Leal

A prática foi aplicada em

Lagoinha do Piauí

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Unidade de Saúde Mãe Deca

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Yara Cristina Leal

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

27 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas