Olá,

Visitante

Projeto de Bem com a Balança : Peso Ideal#

O Projeto De Bem Com À Balança: Peso Ideal foi lançado em fevereiro de 2015 na Unidade de Saúde Mãe Deca no município de Lagoinha do Piauí, e a segunda etapa em agosto de 2015 nas demais localidades do município (Fio, Estaca Zero, Sol Nascente, Baixão do Coco dos Carlos), em pessoas com o IMC maior ou igual a 30. O mesmo foi idealizado pela nutricionista do NASF Yara Cristina Leal Costa, onde foi apresentado ao Secretário de Saúde, ao Prefeito do Município e ao Conselho Municipal de Saúde e a Equipe de Saúde da Família, sendo aprovado e implantado. As pessoas selecionadas participam de palestras sobre vários temas: obesidade, alimentação saudável, higiene pessoal, atividade física, Bullyngs e etc. São acompanhadas com exercícios físicos (aulas aeróbicas, hidroginástica, quadra de esportes e espaços urbanos de lazer como praças), plano alimentar e acompanhamento de exames laboratoriais trabalhando os objetivos do projeto.O projeto tem objetivo geral incentivar o estilo de vida saudável para prevenção de doenças crônicas, bem como especificamente elevar o nível de conhecimentos a uma mudança nos hábitos diários e melhorar a alto imagem.FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:

Antes considerados problemas de países ricos, o sobrepeso e a obesidade estão frequentes e crescentes nos países de baixa e média renda, não somente nas áreas urbanas mais chegando às zonas rurais, em todas as faixas etárias. No Brasil o número de obesos já é maior que o número de desnutridos. Segundo á pesquisa Vigitel 2013 de acordo com o levantamento, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. Destes, 17,5% são obesos. Homens têm mais excesso de peso do que as mulheres – 54,7% contra 47,4%. A Obesidade e o sobrepeso aumentam o risco de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. No município de Lagoinha do Piauí com a implantação do NASF, a equipe observou que o número de obesos e pessoas acima do peso estão associados a problemas de hipertensão, diabetes e com o risco de doenças cardiovasculares.

Portanto, com os resultados obtidos, ocorreu uma aceitabilidade e o reconhecimento no município afim de contribuir para a melhoria do estilo de vida, com recursos econômicos e eficácias de cada participante, abrangendo os objetivos proposto no projeto.

Principal

Yara Cristina Leal

y.a.r.a.1.8@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Lagoinha do Piauí

Piauí

Nordeste

Instituição

Avenida Principal, 641,Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Yara Cristina Leal

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba