Olá,

Visitante

Projeto de bem com a balança: peso ideal

O Projeto de bem com a balança: peso ideal foi lançado em fevereiro de 2015 na Unidade de Saúde Mãe Deca, no município de Lagoinha do Piauí, e a segunda etapa em agosto de 2015 nas demais localidades do município (Fio, Estaca Zero, Sol Nascente, Baixão do Coco dos Carlos), em pessoas com o índice de massa corporal maior ou igual a 30. Foi idealizado pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Yara Cristina Leal Costa, onde foi apresentado ao secretário de saúde, ao prefeito do município e ao conselho municipal de saúde e à equipe de saúde da família, sendo aprovado e implantado. As pessoas selecionadas participam de palestras sobre vários temas: obesidade, alimentação saudável, higiene pessoal, atividade física, bullying, etc. São acompanhadas com exercícios físicos (aulas aeróbicas, hidroginástica, quadra de esportes e espaços urbanos de lazer como praças), plano alimentar e acompanhamento de exames laboratoriais trabalhando os objetivos do projeto. O projeto tem objetivo geral de incentivar o estilo de vida saudável para prevenção de doenças crônicas, bem como, especificamente, elevar o nível de conhecimento a uma mudança nos hábitos diários e melhorar a autoimagem.

Antes considerados problemas de países ricos, o sobrepeso e a obesidade estão frequentes e crescentes nos países de baixa e média renda, não somente nas áreas urbanas, mas chegando às zonas rurais, em todas as faixas etárias. No Brasil, o número de obesos já é maior que o número de desnutridos. Segundo á pesquisa Vigitel 2013, de acordo com o levantamento, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. Desses, 17,5% são obesos. Homens têm mais excesso de peso do que as mulheres, 54,7% contra 47,4%. A obesidade e o sobrepeso aumentam o risco de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. No município de Lagoinha do Piauí, com a implantação do NASF, a equipe observou que o número de obesos e pessoas acima do peso está associado a problemas de hipertensão, diabetes e risco de doenças cardiovasculares.

Portanto, com os resultados obtidos, ocorreu uma aceitabilidade e o reconhecimento no município a fim de contribuir para a melhoria do estilo de vida, com recursos econômicos e eficácias de cada participante, abrangendo os objetivos propostos no projeto.

Principal

Yara Cristina Leal

y.a.r.a.1.8@hotmail.com

Coautores

Yara Cristina Leal

A prática foi aplicada em

Lagoinha do Piauí

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Unidade de Saúde Mãe Deca

Avenida Principal, 641 - Centro, Lagoinha do Piauí, PI, 64465-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Yara Cristina Leal

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

27 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba