Terapia comunitária integrativa – uma estratégia de cuidado à saúde do trabalhador em universidade pública

Com vistas a prevenção em Saúde Mental, utilizou-se a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) com trabalhadores de Universidade pública do extremo-sul baiano, desenvolvendo-se um projeto de extensão para criação de um espaço de cuidado adaptável ao contexto comunitário das universidades, produtor de saúde através de partilhas solidárias. Realizou-se então, no período de agosto/ 2018 a julho/ 2020, um planejamento de rodas quinzenais de TCI com trabalhadores concursados, contratados e terceirizados da UNEB Campus XVIII, no município de Eunápolis- Bahia, perfazendo o total de 20 rodas e 56 participantes. As rodas de TCI eram coordenadas por uma terapeuta comunitária (psicóloga), com a participação de três alunas monitoras de extensão nas ações do projeto. Os setores eram avisados com antecedência para planejamento e liberação dos colaboradores, que receberam convites individuais para as rodas, além da divulgação à comunidade interna, para participação espontânea.

O adoecimento emocional e psicossomático de trabalhadores de Universidades públicas tem sido pauta de estudos atuais. Oliveira et al. (2017) e Arbex, Souza e Mendonça (2013), apontaram que as tensões e precarizações do trabalho são causa de alterações emocionais e mentais neste âmbito. Perda de vitalidade, desgaste mental, frustração e angústia, depressão, dentre outros, podem culminar em adoecimento psicossomático, sendo deste modo, relevante desenvolver estratégias de cuidado à saúde mental, para melhorias na Qualidade de Vida do trabalhador.

Para reaplicação da prática recomenda-se entrar em contato com a coordenação do projeto -Profa. M.a. Marilia Martins de Araújo Reis, UNEB Campus XVIII, através do telefone (73) 98834-0696, ou e-mails mariliaamarilis@hotmail.com ou mmareis@uneb.br. O projeto encontra-se cadastrado no SIP da Universidade Estadual da Bahia sob o nome DCHTXVIII-212019 Estratégias de cuidado à saúde do trabalhador: a Terapia Comunitária Integrativa, elementos culturais e outras ferramentas de prevenção em saúde mental e melhoria do clima organizacional.

Principal

Marília Martins de Araujo Reis

mariliaamarilis@hotmail.com

Coautores

Marília Martins de Araujo Reis

A prática foi aplicada em

Eunápolis

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marília Martins de Araujo Reis

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

10 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas