Olá,

Visitante

Cuidando do Cuidador – Apoio Psicossocial Às Equipes de Saúde da Família

Realização de rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) com Equipes de Saúde da Família (ESF) no período de 2014 a 2016, no município de Eunápolis, Bahia. A cada bimestre, a equipe do NASF Juca Rosa realizou rodas de TCI com os profissionais das ESF de sua cobertura, identificando pontos de tensão cotidianos do trabalho em saúde, tendo em vista o sofrimento psíquicos dos profissionais da Atenção Básica, implementou-se esta alternativa terapêutica para melhoria na qualidade de vida no trabalho das ESF.

Na lida constante com o trinômio saúde-doença- morte, no âmbito do território, bem como seus conflitos interpessoais, as ESF apresentavam níveis de estresse. Observou-se além disto, a presença de agravantes pela sobrecargas de trabalho, bem como a rotatividade dos trabalhadores da saúde visto contratações precarizadas, dificultando a estabilidade profissional e fortalecimento do vínculo com os usuários. Tais situações evidenciavam o sofrimento psíquico dos profissionais, o que chamou a atenção da psicóloga do NASF, levando a planejamento de ações coma equipe ara estreitar o vínculo entre os profissionais e propor ações de cuidado com os cuidadores.

Recomenda-se aos gestores a criação de espaços de cuidado e escuta para os cuidadores – profissionais de saúde em geral – para melhoria da qualidade de vida no trabalho em saúde, bem como para evitar o adoecimento psíquico destes trabalhadores. A técnica da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é de fácil aplicação, baixo custo, breve tempo de formação, podendo ser promovidos cursos para preparar terapeutas comunitários afim de proporcionar o cuidado continuado das equipes de trabalho e da população. Ressalta-se que a TCI já é adotada como Prática Integrativa Complementar pelo Ministério da Saúde e t.em sido aplicada com sucesso junto aos usuários do SUS.

Principal

Marilia Martins de Araujo Reisvanusa Muniz

mariliaamarilis@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Instituição

Eunápolis

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marilia Martins de Araujo Reis

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A importância do trabalho em rede para a efetivação da reinserção social aos dependentes químicos enquanto sujeitos de direitos: observações acerca do eixo reinserção social no Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Espírito Santo
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Explorando as possibilidades: atividade aquática no tratamento de TEA no município de Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Em boas mãos: valorização dos profissionais de saúde e os impactos na proatividade em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Protocolo de passagem de plantão no serviço residencial terapêutico: um relato de experiência
Paraíba
Práticas
Ressignificando vidas através das artes manuais: uma vivência do CAPS I Umbuzeiro-PB
Paraíba