O projeto de extensão “Reikilibra USP” tem como objetivo promover as PICS com foco no Reiki, destacando-se por sua acessibilidade, baixo custo e reduzido impacto ambiental. Desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (EERP-USP), o projeto atua na promoção da saúde física, emocional, mental e espiritual da comunidade acadêmica e da população externa, por meio de atendimentos individualizados, oficinas, parcerias e participação em eventos. O Reiki, reconhecido oficialmente pelo SUS desde 2017, é uma prática terapêutica holística que promove o equilíbrio energético por meio da estimulação natural de mecanismos intrínsecos de reabilitação ou manutenção da saúde multidimensional. Considerado seguro e eficaz como terapia complementar, vem ganhando crescente aceitação no Brasil e em outros países, especialmente em ambientes hospitalares. A iniciativa está em consonância com as diretrizes da OMS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), embora ainda enfrente desafios estruturais para sua consolidação no sistema de saúde e nos currículos de formação profissional. O projeto realiza oficinas, atendimentos e parcerias, promovendo a redução do estresse e a melhora da qualidade de vida dos participantes. As sessões de Reiki acontecem na EERP/USP, no Laboratório Ligiê, um ambiente sensorial preparado para práticas integrativas, e são conduzidas por praticantes de Reiki certificados, compostos por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Além dos atendimentos individuais, o projeto realiza atividades educativas e de divulgação nas redes sociais e em eventos acadêmicos e comunitários.
O projeto responde à demanda por cuidado integrativo diante do aumento do estresse e do sofrimento psicológico no ambiente universitário e na saúde pública, promovendo bem-estar por meio do Reiki, da educação em saúde e do fortalecimento do pertencimento acadêmico.
Os resultados observados indicam crescente engajamento da comunidade acadêmica. Entre janeiro de 2024 e abril de 2025, foram realizados 1.470 atendimentos na EERP-USP. O projeto realizou ações em outras populações da comunidade externa, incluindo a semana de recepção de calouros da EERP-USP (2024) com 80 atendimentos; a 2ª semana municipal de PICS da SMS-RP (2024) com 40 atendimentos; a comemoração estadual do trabalhador da saúde (SMS-RP/2024) com 40 atendimentos; o VIII Simpósio e XVII Encontro de Humanização (2024) com 15 atendimentos; o CAPS III Atenção Psicossocial (2025) com 30 atendimentos; atividade de Pós-Graduação da EERP-USP (2025) com 43 atendimentos; e a semana de recepção de calouros da EERP-USP (2025) com 45 atendimentos.
Entre os principais desafios enfrentados pelo projeto estão a necessidade de ampliar a divulgação para alcançar um público mais amplo de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da EERP-USP; garantir a sustentabilidade institucional de longo prazo das ações; superar o ainda limitado reconhecimento das PICS como estratégias eficazes de promoção da saúde; e incentivar, no contexto acadêmico, a formação continuada de praticantes de Reiki. Diante desses desafios, recomendamos a formalização de políticas institucionais que integrem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de forma estruturada ao cuidado em saúde no contexto universitário, com foco na promoção do bem-estar físico, emocional e mental da comunidade acadêmica. A incorporação efetiva dessas práticas contribui não apenas para o fortalecimento da saúde integral de estudantes, docentes e servidores, mas também para o aprofundamento dos vínculos institucionais com a comunidade externa, por meio de ações de cuidado e acolhimento voltadas à população. Além disso, é importante incentivar a produção de evidências científicas que validem os benefícios das PICS, como estratégia para consolidar sua legitimidade e garantir sua inclusão definitiva nos espaços acadêmicos e nos serviços públicos de saúde.
The “Reikilibra USP” extension project aims to promote PICS with a focus on Reiki, standing out for its accessibility, low cost and reduced environmental impact. Developed at USP's Ribeirão Preto School of Nursing (EERP-USP), the project works to promote the physical, emotional, mental and spiritual health of the academic community and the external population, through individualized care, workshops, partnerships and participation in events. Reiki, officially recognized by SUS since 2017, is a holistic therapeutic practice that promotes energy balance through the natural stimulation of intrinsic mechanisms for rehabilitation or maintenance of multidimensional health. Considered safe and effective as a complementary therapy, it has been gaining increasing acceptance in Brazil and other countries, especially in hospital settings. The initiative is in line with WHO guidelines, the Sustainable Development Goals (SDGs) and the National Policy for Integrative and Complementary Practices (PNPIC), although it still faces structural challenges to its consolidation in the health system and in professional training curricula. The project carries out workshops, consultations and partnerships, promoting stress reduction and improving the quality of life of participants. The Reiki sessions take place at EERP/USP, in the Ligiê Laboratory, a sensory environment prepared for integrative practices, and are conducted by certified Reiki practitioners made up of students, teachers and administrative staff. In addition to individual consultations, the project carries out educational and publicity activities on social networks and at academic and community events.
The project responds to the demand for integrative care in the face of increased stress and psychological suffering in the university environment and in public health, promoting well-being through Reiki, health education and strengthening academic belonging.
The results observed indicate growing engagement from the academic community. Between January 2024 and April 2025, 1,470 consultations were held at EERP-USP. The project carried out actions in other populations in the external community, including EERP-USP's freshman reception week (2024) with 80 visits; SMS-RP's 2nd municipal PICS week (2024) with 40 visits; state commemoration of the health worker (SMS-RP/2024) with 40 visits; VIII Symposium and XVII Humanization Meeting (2024) with 15 visits; CAPS III Psychosocial Care (2025) with 30 visits; EERP-USP Postgraduate activity (2025) with 43 visits and EERP-USP freshman reception week (2025) with 45 visits.
Among the main challenges faced by the project are the need to expand dissemination to reach a wider audience of students, teachers and administrative staff at EERP-USP; to ensure the long-term institutional sustainability of the actions; to overcome the still limited recognition of PICS as effective health promotion strategies and to encourage, in the academic context, the ongoing training of Reiki practitioners. Given these challenges, we recommend formalizing institutional policies that integrate Integrative and Complementary Health Practices (ICPHPs) in a structured way into health care in the university context, with a focus on promoting the physical, emotional and mental well-being of the academic community. The effective incorporation of these practices contributes not only to strengthening the integral health of students, teachers and staff, but also to deepening institutional ties with the external community, through care and welcoming actions aimed at the population. In addition, it is important to encourage the production of scientific evidence that validates the benefits of PICS, as a strategy to consolidate its legitimacy and ensure its definitive inclusion in academic spaces and public health services.