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Curricular Integration of Traditional Chinese Medicine Body–Mind Practices in Vocational Massage Therapy Education
Ellison Cooper
ellison.cooper@ufpr.br
Brasil
Integração Curricular das Práticas Corpo–Mente da Medicina Tradicional Chinesa na Educação Profissional em Massoterapia
Descrição

Este relato de experiência documenta a implementação do componente curricular intitulado “Práticas Taoistas”, desenvolvido como parte do curso de Tecnólogo em Massoterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), uma instituição federal de educação profissional no Brasil. Implementado entre 2023 e 2025, o curso é composto por três módulos ministrados ao longo de 18 meses, compreendendo cinco encontros presenciais por módulo, cada um com duração de três horas. O currículo incorpora técnicas corpo–mente derivadas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como Qi Gong, Ba Duan Jin, Lian Gong, automassagem, técnicas de respiração, meditação, mobilização articular e ativação de meridianos.

Riscos ocupacionais relacionados à má postura e a lesões por esforço repetitivo são amplamente reconhecidos entre estudantes e profissionais da saúde. Nesse contexto, as práticas baseadas na MTC — combinando respiração, postura e foco mental — foram introduzidas como estratégia para restaurar o equilíbrio, melhorar a consciência corporal e promover o autocuidado. Essas práticas são oficialmente reconhecidas no sistema público de saúde do Brasil e têm mostrado resultados promissores na melhoria do bem-estar físico e emocional.

Nesta implementação, cada encontro ofereceu um foco temático e um espaço seguro e restaurador. A abordagem pedagógica enfatizou a aprendizagem incorporada. O feedback dos estudantes revelou que a integração dessas práticas promoveu uma série de benefícios, incluindo melhora na postura, condicionamento físico, regulação emocional e desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Os estudantes relataram dormir melhor, respirar mais profundamente e sentir-se mais concentrados e calmos. As práticas também foram percebidas como acessíveis, inclusivas e eficazes quando praticadas de forma consistente. Esses resultados reforçam o papel das técnicas baseadas na MTC na promoção do bem-estar e da preparação profissional na educação profissional em saúde.

Problemas abordados

Esta iniciativa foi desenvolvida para enfrentar três questões principais na educação profissional em saúde. Primeiro, estudantes de massoterapia são vulneráveis a problemas de saúde ocupacional, como lesões por esforço repetitivo, fadiga física e estresse emocional, mas os currículos raramente oferecem tempo estruturado ou estratégias para autocuidado. Segundo, há necessidade de ir além do modelo biomédico tradicional e incluir práticas integrativas nos programas de formação — especialmente aquelas já apoiadas por políticas públicas de saúde. Terceiro, muitos profissionais carecem de preparo para recomendar ou aplicar terapias complementares em contextos clínicos, limitando sua capacidade de promover cuidados integrais e preventivos. A inclusão das práticas corpo–mente baseadas na MTC buscou preencher essas lacunas, fortalecendo o manejo pessoal da saúde e a competência clínica.

Resultados (opcional)

Depoimentos de estudantes coletados ao final do curso revelaram uma ampla gama de benefícios pessoais, pedagógicos e profissionais. Esses relatos oferecem uma compreensão mais profunda de como o aprendizado e a prática de técnicas corpo–mente contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes em múltiplas dimensões, sendo organizados tematicamente nas seguintes categorias:

Sob o tema consciência corporal e saúde física, os estudantes descreveram as técnicas como “uma forma de reorganizar, fortalecer e ativar todo o corpo por meio de movimentos sutis, respiração suave e gestos amplos.” Essas experiências corporificadas fomentaram um maior senso de propriocepção, alinhamento postural e equilíbrio físico — habilidades cruciais não apenas para o autocuidado, mas também para a prática terapêutica segura.

Em termos de preparo ocupacional, os estudantes enfatizaram que as práticas ajudaram a “fortalecer músculos, articulações, corpo e mente — essenciais para aplicar técnicas terapêuticas.” Esse feedback destaca o potencial preventivo desses exercícios para tensões musculoesqueléticas, assim como sua contribuição para sustentar o desempenho clínico a longo prazo. Os participantes relataram sentir-se mais confiantes em sua prontidão física para o trabalho prático.

No campo do desenvolvimento pessoal e autocuidado, as práticas foram descritas como tendo “ajudado a lidar com o estresse e desenvolver consciência corporal — essencial para um massoterapeuta.” A integração do movimento consciente e da respiração na rotina apoiou a resiliência emocional, o enraizamento e o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis de vida e trabalho. Vários estudantes destacaram que essas técnicas ofereceram alívio da ansiedade e da fadiga.

A dimensão da saúde mental e emocional esteve fortemente presente nas reflexões dos estudantes. Comentários como “estou dormindo melhor, respirando mais profundamente e permanecendo mais calmo e centrado” ilustram os benefícios psicossomáticos relatados. Essas mudanças foram frequentemente percebidas como interconectadas ao aumento da concentração, estabilidade do humor e presença emocional — importantes tanto para o aprendizado quanto para as relações terapêuticas.

O curso também demonstrou relevância para os resultados em pacientes e para a educação em saúde. Como um estudante observou, as práticas “podem ser ensinadas aos clientes para estender os benefícios da sessão e fomentar um senso de cuidado e fidelidade.” Isso aponta para uma transformação não apenas nos hábitos pessoais dos estudantes, mas em sua visão terapêutica — vendo-se como educadores e facilitadores do autocuidado além da sala de atendimento.

Do ponto de vista pedagógico, os estudantes viram o componente como essencial em sua formação: “Este componente do curso foi essencial para ampliar meu entendimento sobre Lian Gong e Qi Gong.” A estrutura do curso possibilitou não apenas a prática física, mas também a contextualização teórica, criando conexões significativas entre filosofias tradicionais de saúde e sua aplicação contemporânea.

Por fim, muitos destacaram o caráter inclusivo e acessível das práticas, chamando-as de “uma prática democrática e inclusiva, com poucas contraindicações, apresentando excelentes resultados quando feita de forma consistente.” Essa percepção reforça a adequação dessas técnicas para populações e contextos diversos, particularmente na saúde pública e no trabalho comunitário.

De modo geral, esses depoimentos afirmam que a integração das práticas baseadas na MTC cultivou não apenas competências técnicas, mas também identidades profissionais reflexivas, empáticas e resilientes. O curso ajudou a moldar uma visão mais humanizada, preventiva e sustentável do cuidado em saúde, alinhada aos desafios contemporâneos da saúde pública e da educação.

Recomendações ou Desafios

Esse modelo pedagógico integrativo pode ser adaptado a outros programas de educação em saúde — especialmente em áreas nas quais os profissionais enfrentam riscos físicos ou emocionais e podem aplicar técnicas integrativas em benefício dos clientes. Educação física, enfermagem e fisioterapia são exemplos de áreas em que promover o autocuidado e abordagens preventivas é altamente relevante.
Um desafio central é o apoio institucional para incorporar práticas integrativas baseadas no corpo nos currículos formais, o que exige colaboração interdisciplinar e engajamento político.

Palavras-chave
Curricular Integration of Traditional Chinese Medicine Body–Mind Practices in Vocational Massage Therapy Education
Description

This experience report documents the implementation of the curricular component entitled “Taoist Practices,” developed as part of the Massage Therapy Technologist course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraná (IFPR), a federal vocational education institution in Brazil. Implemented between 2023 and 2025, the course consists of three modules delivered over 18 months, comprising five in-person sessions per module, each lasting three hours. The curriculum incorporates body–mind techniques derived from Traditional Chinese Medicine (TCM), such as Qi Gong, Ba Duan Jin, Lian Gong, self-massage, breathing techniques, meditation, joint mobilization, and meridian activation.

Occupational risks related to poor posture and repetitive strain are widely recognized among students and healthcare professionals. In this context, TCM-based practices—combining breathing, posture, and mental focus—were introduced as a strategy to restore balance, improve body awareness, and promote self-care. These practices are officially recognized within Brazil’s public health system and have shown promising results in enhancing physical and emotional well-being.

In this implementation, each session offered a thematic focus and a safe, restorative space. The pedagogical approach emphasized embodied learning. Student feedback revealed that the integration of these practices fostered a range of benefits, including improved posture, physical conditioning, emotional regulation, and the development of therapeutic skills. Students reported sleeping better, breathing more deeply, and feeling more focused and calm. The practices were also seen as accessible, inclusive, and effective when practiced consistently. These outcomes reinforce the role of TCM-based techniques in promoting well-being and professional preparedness in vocational health education.

Problems Addressed

This initiative was developed to address three main issues in vocational health education. First, massage therapy students are vulnerable to occupational health problems such as repetitive strain injuries, physical fatigue, and emotional stress, yet curricula rarely offer structured time or strategies for self-care. Second, there is a need to move beyond the traditional biomedical model and include integrative practices in training programs—especially those already supported by public health policies. Third, many professionals lack preparation to recommend or apply complementary therapies in clinical contexts, limiting their ability to promote integral health care and preventive care. The inclusion of TCM-based body–mind practices aimed to fill these gaps by strengthening personal health management and clinical competence.

Results (optional)

Student testimonials collected at the end of the course revealed a broad range of personal, pedagogical, and professional benefits. These insights offer a deeper understanding of how the learning and practice of body–mind techniques contributed to students’ development across multiple dimensions and were thematically organized into the following categories:

Under the theme of body awareness and physical health, students described the techniques as “a way to reorganize, strengthen, and activate the entire body through subtle movements, gentle breathing, and wide gestures.” These embodied experiences fostered an increased sense of proprioception, postural alignment, and physical balance—skills crucial not only for self-care but also for safe therapeutic practice.

In terms of occupational preparedness, students emphasized that the practices helped “strengthen muscles, joints, body, and mind—essential for applying therapeutic techniques.” This feedback highlights the preventive potential of these exercises for musculoskeletal strain, as well as their contribution to sustaining long-term clinical performance. Participants reported feeling more confident in their physical readiness for hands-on work.

In the realm of personal development and self-care, the practices were described as having “helped me manage stress and develop body awareness—essential for a massage therapist.” The integration of mindful movement and breathing into their routine supported emotional resilience, grounding, and the development of healthier work-life habits. Several students highlighted that these techniques offered relief from anxiety and fatigue.

The dimension of mental and emotional health was strongly present in student reflections. Comments such as “I’m sleeping better, breathing more deeply, and staying calmer and more centered” illustrate the psychosomatic benefits reported. These changes were often perceived as interconnected with increased concentration, mood stability, and emotional presence—important for both learning and therapeutic relationships.

The course also demonstrated relevance for patient outcomes and health education. As one student noted, the practices “can be taught to clients to extend session benefits and foster a sense of care and loyalty.” This points to a transformation not only in students’ personal habits but in their therapeutic vision—seeing themselves as educators and facilitators of self-care beyond the treatment room.

From a pedagogical perspective, students saw the component as integral to their education: “This course component was essential in expanding my understanding of Lian Gong and Qi Gong.” The structure of the course enabled not just physical practice, but also theoretical contextualization, creating meaningful connections between traditional health philosophies and their contemporary application.

Finally, many highlighted the inclusive and accessible nature of the practices, calling them “a democratic and inclusive practice with few contraindications, yielding excellent results when done consistently.” This perception reinforces the appropriateness of these techniques for diverse populations and settings, particularly in public healthcare and community-based work.

Overall, these testimonies affirm that the integration of TCM-based practices cultivated not only technical competencies but also reflective, empathic, and resilient professional identities. The course helped shape a more humanized, preventive, and sustainable vision of healthcare, aligned with contemporary challenges in public health and education.

Recomendations or Challenges

This integrative pedagogical model can be adapted to other health education programs—especially in fields where professionals face physical or emotional risks and can apply integrative techniques to benefit clients. Physical education, nursing, and physical therapy are examples of areas where promoting self-care and preventive approaches is highly relevant.
One key challenge is institutional support for embedding body-based integrative practices into formal curricula, which requires interdisciplinary collaboration and policy engagement.

Keywords
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