Há uma preocupação crescente com o estresse e os problemas de saúde mental entre profissionais de saúde. Enfermeiros e médicos estão sob alto risco de burnout profissional, que se refere aos sintomas causados pelo estresse crônico no trabalho e inclui exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal no trabalho.
O mindfulness reduz sintomas de estresse, depressão e ansiedade. Além disso, intervenções baseadas em mindfulness têm se mostrado eficazes na redução dos sintomas de burnout, na melhora da saúde subjetiva e da resiliência. Assim, intervenções baseadas em mindfulness para profissionais de saúde, desenvolvidas no ambiente de trabalho, podem contribuir para a promoção da saúde e bem-estar desses profissionais.
O objetivo deste relato é apresentar a experiência do desenvolvimento de um projeto de implementação de mindfulness para profissionais de saúde portugueses. Foram realizadas oito intervenções baseadas em mindfulness com sete profissionais de saúde da atenção primária em Portugal, na cidade de Coimbra. Os encontros ocorreram semanalmente, de forma coletiva, conduzidos por um doutor em enfermagem treinado na prática.
Uma equipe de pesquisadores elaborou um manual intitulado “Promoting socio-emotional well-being based on the principles of mindfulness”, contendo atividades coletivas e individuais para as oito semanas. A cada semana, os participantes experienciavam práticas baseadas em mindfulness coletivamente, além de receberem orientações sobre atividades individuais a serem realizadas diariamente.
Os encontros tiveram duração média de uma hora por semana e foram realizados em uma sala disponível no local de trabalho dos participantes, ampla, com ar-condicionado, colchões, travesseiros e cobertores para conforto. As intervenções ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. Na primeira semana, antes da intervenção, foram aplicados questionários sobre estresse percebido e bem-estar psicológico, reaplicados após a oitava intervenção.
A Escala de Estresse Percebido contém 13 itens, cada um perguntando como a pessoa se sentiu no mês anterior à resposta. É uma escala do tipo Likert de 5 pontos, variando de 1 (nunca) a 5 (frequentemente). A pontuação total é a soma das pontuações de cada item, sendo a pontuação mais alta indicativa do maior estresse no mês anterior, com pontuação máxima de 52 pontos.
A Escala de Bem-Estar Psicológico contém 18 itens e reflete o funcionamento psicológico com base nas seguintes dimensões: autocontrole, desenvolvimento pessoal, objetivos de vida, relações positivas com outros, domínio do ambiente e autonomia. Cada uma das seis dimensões possui três itens específicos. A escala é do tipo Likert com 6 pontos de resposta. Os escores variam de 3 a 18, sendo o resultado de cada dimensão obtido pela soma dos itens, após a inversão dos itens invertidos. Escores mais altos indicam maiores níveis de bem-estar psicológico.
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Saúde nº 41/2023, e os participantes assinaram um termo de consentimento.
O programa desenvolvido para profissionais de saúde mostrou boa adesão, e todos os participantes participaram das atividades coletivas propostas (os dados de apenas um participante foram excluídos por ausência em três encontros devido a questões familiares).
Os resultados incluem o desenvolvimento do programa para guiar a implementação das intervenções baseadas em mindfulness, a realização das oito intervenções semanais e os resultados das escalas de percepção de estresse e bem-estar psicológico aplicadas antes e depois dos encontros.
Sete profissionais de saúde participaram do programa, com média de idade de 58 anos. Cinco participantes eram do sexo feminino e dois do sexo masculino. A maioria (n=5) eram enfermeiros, mas participaram também um psicólogo (n=1) e um assistente social (n=1). Os participantes tinham média de 22,51 anos de experiência em sua área de trabalho. Todos possuíam especialização e três possuíam mestrado.
Em relação à percepção de estresse antes e após o programa, a média foi de 21,43 (DP=4,75) e 21,43 (DP=5,28), mostrando que não houve diferenças nessa escala durante o período investigado. Quanto à escala de bem-estar psicológico, a média total de bem-estar foi de 82,71 (DP=14,47) antes do programa, aumentando para 84,86 (DP=13,29) após o programa.
Para cada dimensão da escala, os valores pré e pós foram:
Autonomia: 13,86 (DP=3,38) → 13,86 (DP=3,43)
Domínio do ambiente: 12,43 (DP=3,78) → 12,71 (DP=2,56)
Crescimento pessoal: 14 (DP=3,16) → 14,71 (DP=2,69)
Relações positivas com outros: 13 (DP=2,94) → 13,86 (DP=2,26)
Objetivos de vida: 15 (DP=2,76) → 14,86 (DP=3,84)
Autoaceitação: 14,57 (DP=3,86) → 14,88 (DP=3,38)
Não houve alteração na percepção de estresse, mas houve aumento no bem-estar psicológico médio dos participantes, indicando a possibilidade de uma intervenção de baixo custo para cuidado de profissionais de saúde no ambiente de trabalho.
O objetivo do estudo foi alcançado. O projeto de implementação mostrou-se viável e poderia ser replicado em outras unidades de saúde em Coimbra. Com pessoal qualificado para gerenciar o projeto e um espaço físico para as atividades, trata-se de uma iniciativa de baixo custo que pode contribuir para a melhora do bem-estar geral dos profissionais de saúde em seu ambiente de trabalho. Uma das limitações do estudo foi o número total de participantes; no entanto, o programa será implementado em outras unidades de saúde e mais dados poderão ser analisados futuramente.
There is growing concern about stress and mental health problems among healthcare workers. Nurses and doctors are at high risk of professional burnout, which refers to the symptoms caused by chronic stress at work and include emotional exhaustion, depersonalization and decreased personal achievement at work. Mindfulness reduces symptoms of stress, depression and anxiety. In addition, mindfulness interventions have also been effective in reducing burnout symptoms, improving subjective health and resilience. Thus, mindfulness-based interventions for healthcare professionals, developed in the workplace, could contribute to promoting the health and well-being of these professionals. The aim is to report on the experience of developing a mindfulness implementation project for Portuguese health professionals. Eight mindfulness-based interventions were carried out for seven primary care health professionals in Portugal, in the city of Coimbra. The meetings took place once a week, collectively, led by a doctor of nursing who is trained in the practice. A team of researchers prepared a manual entitled “Promoting socio-emotional well-being based on the principles of mindfulness”, containing the collective and individual activities for the eight weeks. Every week, the participants experienced different mindfulness-based practices collectively, as well as receiving guidance on individual activities to be carried out on a daily basis. The meetings lasted an average of one hour a week and were held in a room available at the participants' workplace. The room was spacious and had air conditioning, mattresses, pillows and blankets for the participants' comfort. The interventions were carried out during the months of January and February 2025. In the first week before the intervention, questionnaires were administered on perceived stress and psychological well-being, which were reapplied after the eighth intervention. The perceived stress scale contains 13 items, each asking how the person felt in the month preceding the response. It is a 5-point Likert-type scale, ranging from 1 (never) to 5 (often). The overall score is the sum of the scores assigned to each item, with the highest score representing the greatest stress in the past month, and the maximum score is 52 points. The Psychological Well-Being Scale contains 18 items and reflects psychological functioning based on the following dimensions: self-control, personal development, life goals, positive relationships with others, environmental control, and autonomy. Each of the six scales/dimensions consists of three items specific to a specific measurement. It is a Likert scale with a 6-point response attribute. Scores range from 3 to 18, and the result for each scale is obtained by summing the items, after shifting the inverse items. Higher scores indicate higher levels of psychological well-being. The project was approved by the Health Ethics Committee No. 41/2023 and the participants signed a consent form.
The program developed for health professionals showed good adherence and all the participants took part in the collective activities proposed (only one participant's data was excluded because he was absent from three meetings due to family issues).
The results include the development of the program to guide the implementation of mindfulness-based interventions, the implementation of the eight weekly interventions and the results of the stress perception and psychological well-being scales applied before and after the eight meetings. Seven health professionals took part in the program, with an average age of 58. Five participants were female and two were male. The majority (n=5) were nurses, but psychologist (n=1) and social worker (n=1) took part. The participants had an average of 22.51 years' experience in their current area of work. All had a specialization degree and three had a master's degree. In relation to the perception of stress before and after the program, there was an average of 21.43 (SD=4.75) and 21.43 (SD=5.28) at both times, showing that there were no differences in this scale during the period investigated. With regard to the pre-program psychological well-being scale, there was an average total well-being of 82.71 (SD=14.47) rising to 84.86 (SD=13.29) post-program. For each dimension of the scale, the following values were observed, pre and post, respectively: Autonomy (13.86 with SD=3.38 maintaining 13.86 with SD=3.43), Environmental mastery (12.43 with SD=3.78 to 12.71 with SD=2.56), Personal growth (14 with SD=3.16 to 14.71 with SD=2.69), Positive relationships with others (13 with SD=2.94 to 13.86 with SD=2.26), Life goals (15 with SD=2.76 to 14.86 with SD=3.84) and Self-acceptance (14.57 with SD=3.86 to 14.88 with SD=3.38). There was no change in the perception of stress, but there was an increase in the average total well-being of the participants, indicating the possibility of a low-cost intervention for the care of health professionals in their workplace.
The objective of the study was achieved. The implementation project was found to be feasible and could be implemented in other healthcare units in Coimbra. With qualified personnel to manage the project and a physical space for activities, it is considered a low-cost project that can contribute to improving the overall well-being of healthcare professionals in their work environment. One of the limitations of the study was the total number of participants; however, the program will be implemented in other health units and more data can be analyzed in the future.