A Dança Circular (DC) é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), instituídas por portaria do Ministério da Saúde do Brasil. Trata-se de uma prática corporal expressiva, tradicional e contemporânea, por meio da dança em roda. Tem suas origens em diferentes culturas, o que favorece o aprendizado e a conexão harmoniosa entre os participantes. Na dinâmica, a ajuda é mútua, promovendo integração humana e igualdade, visando ao bem-estar físico, mental, emocional e social. O foco não está na técnica, mas sim no sentimento de unidade, grupo e comunidade. São percebidos impactos na saúde física e mental, à medida que a dança trabalha equilíbrio e mobilidade. Os benefícios psicológicos apontam para a contribuição na melhora da autoestima e na redução de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência teórica e prática da DC vivenciada por estudantes de medicina, conduzida pela Liga Acadêmica de Medicina Integrativa (LAMI) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. Entre os objetivos da Liga estão, por exemplo, a extensão de serviços à sociedade advindos de atividades de ensino e pesquisa e a oferta aos acadêmicos de um espaço para desenvolver autonomia e liderança na construção do conhecimento científico. A oficina ocorreu no auditório da IES em 24 de março de 2025. Iniciamos com uma apresentação em PowerPoint (conteúdo teórico) conduzida por um professor capacitado e especialista (focalizador/facilitador), moderada por um professor universitário, que durou aproximadamente 40 minutos. A parte teórica abordou as PICS em geral, como recursos terapêuticos que visam prevenir doenças e restaurar a saúde. A parte teórica tratou das PICS em geral, como recursos terapêuticos que buscam prevenir doenças e restaurar a saúde. Foi enfatizada a importância da escuta atenta, do desenvolvimento do vínculo terapêutico e da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Foram discutidos a definição da DC, sua simbologia, história, posições e movimentos dos dançarinos, entre outros. Em seguida, foi realizada a atividade prática, na qual todos os 16 estudantes participaram e puderam vivenciar duas DCs. Nos 50 minutos seguintes iniciamos a parte prática da DC, com o focalizador orientando e explicando a origem e o significado de cada música e a respectiva coreografia, e todos se posicionaram em roda. Em seguida, todos deram as mãos e se sentaram (DC na Cadeira) e dançaram “Lode Alla Montagna”, uma canção de origem italiana, cuja intenção foi despertar a consciência sobre a jornada da vida, a necessidade de ajuda em determinados momentos e a reconstrução com amor e gratidão. Depois, todos ficaram de pé, de mãos dadas em círculo, e dançaram “Hear the Joy”, uma canção tradicional hebraica, cuja intenção era ouvir a alegria, celebrar a alegria, compartilhar a alegria de estar aqui neste momento, todos juntos.
O cotidiano acadêmico dos estudantes de medicina é bastante exigente, sendo, portanto, essencial que eles conheçam e desenvolvam práticas que auxiliem na redução da ansiedade e na manutenção de uma saúde mental equilibrada. Com o suporte emocional adequado, é possível promover saúde, reduzindo o esgotamento e até mesmo a síndrome de burnout. Ao adquirir conhecimento de estratégias e práticas de autocuidado, os estudantes ampliam as possibilidades de oferecer um cuidado integral e humanizado a seus pacientes. A integração da gestão de um modelo convencional com outras racionalidades facilita a compreensão dos diferentes sistemas ou formas de entender, diagnosticar e tratar doenças dentro do campo da medicina. O conceito de racionalidades médicas reconhece que existem diversas maneiras de pensar e praticar a medicina, cada uma com sua própria lógica interna, crenças, técnicas e formas de cuidado. Vale destacar que as PICS, e neste caso a DC, buscaram incluir uma abordagem terapêutica para integrar e complementar a saúde dos estudantes, apontando outro caminho para a lógica do cuidado humanizado.
Após a dinâmica, elaboramos a seguinte questão norteadora para o feedback da atividade: Como você se sentiu ao participar da prática de DC? Todos os 16 estudantes que participaram da avaliação da dinâmica responderam descrevendo o impacto da experiência. Selecionamos alguns relatos: “Essa experiência também me ajudou a aumentar a consciência corporal e fortalecer minha conexão corpo-mente...” ; “A aula prática foi incrível, foi inspiradora. Senti-me mais leve e mais conectada comigo mesma. Adorei o fato de que a técnica não foi tão exigida, mas sim a inclusão de todos. Espero levar tudo o que aprendi hoje para a minha vida e fazer o meu melhor para compartilhar com outras pessoas, para que elas sintam exatamente o que senti nesta aula”. “A DC me fez sentir próximo aos meus colegas. Hoje eu estava um pouco irritado e me senti muito feliz e animado, até esqueci o estresse...”; “Gostei muito da aula, e especialmente da parte prática...”; “Acho que houve uma boa troca de energias. A faculdade de medicina exige muito do nosso tempo do dia e muito da nossa saúde mental e física”; “Trouxe de volta uma lembrança da infância. Hoje me senti feliz e como essa interação longe das redes sociais faz diferença”; “Essas práticas sempre ajudam a trazer leveza para o nosso dia a dia. Além de abrir nossos olhos e horizontes para que já possamos introduzir em nossa futura rotina de prática médica”. De acordo com os relatos apresentados, acreditamos que a DC contribuiu significativamente para despertar o respeito ao próximo, o afeto por si e pelos outros, além de promover a melhora da autoestima. Por ser realizada em grupo e de mãos dadas, a DC favoreceu a circulação de energia positiva, que, como apontado em alguns depoimentos, pode até ser percebida como terapêutica. Os resultados sugerem que a DC promoveu o bem-estar físico, mental, emocional e social dos estudantes. Além disso, os relatos indicam benefícios na melhora da autoestima e na redução de sintomas de ansiedade e estresse.
Para potencializar esses benefícios, recomendamos o envolvimento ativo de professores e profissionais da área, integrando essas práticas no contexto acadêmico de forma contínua. Também sugerimos a criação de espaços compartilhados para a troca de experiências, permitindo que os estudantes expressem suas percepções e ampliem o impacto positivo da Dança Circular e de outras práticas que estimulem o movimento corporal, o relaxamento e a interação pessoal.
Circular dance (CD) is one of the 29 Integrative and Complementary Health Practices (ICHP), established by ordinance of the Brazilian Ministry of Health. It is an expressive, traditional and contemporary body practice, through circle dancing. It has its origins in different cultures, which favors learning and harmonious connection between participants. In the dynamics, assistance is mutual, promoting human integration and equality, aiming at physical, mental, emotional and social well-being. The focus is not on technique, but rather on the feeling of unity, group and community. Impacts on physical and mental health are perceived, as dance works on balance and mobility. The psychological benefits point to the contribution of improving self-esteem and reducing symptoms of depression, anxiety and stress. This work aims to report the theoretical and practical experience of CD experienced by medical students, led by the Academic League of Integrative Medicine (ALIM) of a private Higher Education Institution (HEI). The League's goals include, for example, extending services to society arising from teaching and research activities and providing academics with a space to develop autonomy and leadership in the construction of scientific knowledge. The workshop took place in the IES auditorium on March 24, 2025. We began with a PowerPoint presentation (theoretical content) led by a trained and expert professor (focuser/facilitator), moderated by a university professor, which lasted approximately 40 minutes. The theoretical part addressed ICHP in general, as therapeutic resources that aim to prevent disease and restore health. The theoretical part covered ICHP in general, as therapeutic resources that seek to prevent diseases and restore health. The importance of listening attentively, developing a therapeutic bond and integrating human beings with the environment and society was emphasized. The definition of CD, its symbology, history, dancers’ positions and movements, among others, were discussed. The practical activity was then carried out, in which all 16 students participated and were able to experience two CDs. In the next 50 minutes we started the practical part of the DC, with the focalizer guided and explained the origin and meaning of each song and the respective choreography, and everyone positioned themselves in a circle. Then, everyone held hands and sat (CD in Chair) and danced “Lode Alla Montagna”, a song of Italian origin, whose intention was to awaken awareness of the journey through life, the need for help at certain times and the reconstruction with love and gratitude. Then, everyone stood, holding hands in a circle and danced “Hear the Joy”, a traditional Hebrew song, whose intention was hear the joy, celebrate the joy, share your joy of being here at this moment, all of us together.
The daily academic life of medical students is very demanding, so it is essential that they learn about and develop practices that help reduce anxiety and maintain a balanced mental health. With adequate emotional support, it is possible to promote health, reducing exhaustion and even burnout syndrome. By acquiring knowledge of self-care strategies and practices, students expand the possibilities of providing comprehensive and humanized care to their patients. The integration of the management of a conventional model with other rationalities facilitates the understanding of the different systems or ways of understanding, diagnosing and treating diseases within the field of medicine. The concept of medical rationalities recognizes that there are several ways of thinking about and practicing medicine, each with its own internal logic, beliefs, techniques and forms of care. It is worth mentioning that the ICHP, and in this case CD, aimed to include a therapeutic approach to integrate and complement the health of students, pointing out another path towards the logic of humanized care.
After the dynamic we developed the following guiding question for the feedback of the activity: How did you feel participating in the CD practice? All 16 students who participated in the dynamic assessment responded by describing the impact of the experience. We selected some reports: “This experience also helped me increase my body awareness and strengthen my mind-body connection...”; “The practical class was incredible, it was inspiring. I felt lighter and more connected to myself. I loved the way that the technique was not so much demanded, but rather the inclusion of everyone. I hope to take everything I learned today into my life and do my best to share it with other people, so that they feel exactly what I felt in this class”. “The CD made me feel close to my classmates. Today I was a little irritated and I felt very happy and excited, I even forgot about the stress...; “I really enjoyed the class, and especially the practical part...”; “I think there was a nice exchange of energies. Medical school demands a lot of time from our day and a lot from our mental and physical health”; “I brought back a childhood memory. Today I felt happy and how this interaction away from social media makes a difference”; “Such practices always help to bring lightness to our daily lives. In addition to opening our eyes and horizons so that we can already introduce our future routine of medical practice”. According to the reports presented, we believe that CD contributed significantly to awakening respect for others, affection for oneself and others, in addition to promoting improved self-esteem. Because it is performed in a group and with hands held, DC favored the circulation of positive energy, which, as pointed out in some testimonies, can even be perceived as therapeutic. The results suggest that CD promoted the students' physical, mental, emotional, and social well-being. Furthermore, reports indicate benefits in improving self-esteem and reducing symptoms of anxiety and stress.
To enhance these benefits, we recommend the active involvement of teachers and professionals in the field, integrating these practices into the academic context on an ongoing basis. We also suggest creating shared spaces for exchanging experiences, allowing students to express their perceptions and enhance the positive impact of Circle Dance and other practices that stimulate body movement, relaxation and personal interaction.