1217
Auriculotherapy Training in the Unified Health System (SUS): Experience Report from the Municipality of Vitória, Espírito Santo
Henriqueta Tereza do Sacramento
htsacramento1982@gmail.com
Brazil
Formação em Auriculoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS): Relato de Experiência do Município de Vitória, Espírito Santo
Descrição

Este relato descreve a experiência do primeiro curso de formação em auriculoterapia desenvolvido e oferecido pela Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS) em Vitória, capital do Espírito Santo, destacando sua implementação, desenvolvimento profissional e monitoramento de projetos de intervenção em serviço. O Plano Municipal de Saúde (2022-2025) previa a oferta do Curso de Formação em Auriculoterapia, atendendo à necessidade de ampliar a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com o objetivo de reduzir a medicalização, fortalecer o conhecimento da medicina tradicional chinesa na atenção primária à saúde e conscientizar sobre práticas terapêuticas não convencionais para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar.
O planejamento e desenvolvimento do projeto do curso começaram em maio de 2024, após a liberação de um especialista em acupuntura do Pronto Atendimento Municipal São Pedro, que integrou a equipe da Área Técnica de PICS da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (SEMU). A participação da equipe docente da ETSUS foi essencial para o desenvolvimento do curso, seguindo a metodologia baseada na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, além de contribuir com o desenvolvimento, monitoramento e avaliação do curso.
Objetivos: Compreender os principais conceitos e fundamentos da Auriculoterapia e sua aplicabilidade na atenção integral à saúde; conhecer as estruturas anatômicas da orelha, os pontos auriculares e suas respectivas regiões do corpo; identificar os principais métodos de diagnóstico e tratamento com Auriculoterapia; identificar as doenças mais prevalentes na atenção primária à saúde que podem ser tratadas com Auriculoterapia; conhecer as técnicas de aplicação, com ênfase na aplicação com sementes; e aplicar Auriculoterapia com sementes.
Público-alvo: Profissionais de saúde com formação superior que atuam na Atenção Primária e serviços especializados da rede SEMUS Vitória, principalmente servidores efetivos, que não tenham participado de outros cursos de Auriculoterapia nos últimos quatro anos.
Categorias/Áreas: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional e Residentes.
O currículo foi desenvolvido e organizado juntamente com a produção de materiais teóricos, questionários, fóruns de discussão e apresentações de projetos de intervenção. Foram selecionados vídeos e artigos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de atividades práticas e convites a facilitadores especializados. Foram disponibilizadas vagas, especificando o número por serviço, devido à demanda superior à prevista. O curso ocorreu de outubro a dezembro de 2024, com carga horária de 60 horas em modelo híbrido, sendo 24 horas de aulas presenciais e síncronas remotas e 36 horas de conteúdos e atividades no AVA. O conteúdo abordou fundamentos teóricos, mapas auriculares, discussões de casos clínicos, técnicas de aplicação, prática de auriculoterapia com sementes, avaliações teóricas e práticas e desenvolvimento de projetos de intervenção nos serviços. Estes projetos foram elaborados pelos participantes (individualmente ou em grupos) e analisados pela equipe técnica de PICS e pelos coordenadores pedagógicos.
Custos estimados: bônus para facilitadores e materiais para prática de auriculoterapia, totalizando U$ 732,60.

Problemas abordados

Aumento da demanda por serviços de auriculoterapia por profissionais de saúde e pelo público em geral; necessidade de profissionais certificados para atuar em auriculoterapia no SUS em Vitória. Desde 2018, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde não incluíram Vitória na oferta de cursos de auriculoterapia.

Resultados (opcional)

Foram desenvolvidos 23 projetos de intervenção, e 93,5% dos inscritos receberam certificação. A avaliação da aprendizagem foi realizada de três formas: 1) Procedimental, utilizando estratégias definidas conjuntamente com os facilitadores, incluindo observação e monitoramento no AVA; 2) Avaliação da prática de auriculoterapia com observação do facilitador ao final do curso, utilizando formulário desenvolvido pela equipe de coordenação; e 3) Análise do desenvolvimento do projeto de intervenção. O monitoramento dos projetos é realizado por meio da análise de prontuários eletrônicos, relatórios de comunidades de prática e visitas técnicas em serviço.

Recomendações ou Desafios

O município de Vitória possui legislação própria para implementação de PICS no SUS, estabelecida em 2016. Atualmente, oferece PICS em 100% dos serviços de atenção primária e centros de referência em atenção especializada, incluindo: fitoterapia, jardins terapêuticos, acupuntura, homeopatia, yoga, reiki, auriculoterapia, meditação, musicoterapia e arteterapia. Além da oferta do curso, foram elaborados outros materiais educativos e notas técnicas sobre recomendações para implementação da auriculoterapia, bem como um guia de monitoramento para visitas técnicas. A 2ª Edição do Curso de Auriculoterapia está prevista para setembro de 2025, para atender à demanda reprimida de profissionais que não puderam participar do programa.

Palavras-chave
Auriculotherapy Training in the Unified Health System (SUS): Experience Report from the Municipality of Vitória, Espírito Santo
Description

This report describes the experience of the first auriculotherapy training course developed and offered by the SUS Technical School of Health (ETSUS) in Vitória, the capital of Espírito Santo, highlighting its implementation, professional development, and monitoring of in-service intervention projects. The Municipal Health Plan (2022-2025) provided for the offering of an Auriculotherapy Training Course, addressing the need to expand the offering of Integrative and Complementary Health Practices (PICS), aiming to reduce medicalization, strengthen knowledge of traditional Chinese medicine in primary health care, and raise awareness of unconventional therapeutic practices for improving quality of life and well-being.
The planning and development of the course project began in May 2024, after the release of an acupuncture specialist from the São Pedro Municipal Emergency Room, who joined the PICS Technical Area team of the Vitória Municipal Health Department (SEMU). The participation of the ETSUS teaching team was essential to developing the course, following the methodology based on the Continuing Health Education Policy, as well as partnering with the course development, monitoring, and evaluation.
Objectives: Understand the main concepts and foundations of Auriculotherapy and its applicability in comprehensive health care, the anatomical structures of the ear, auricular points, and their respective body areas; the main methods of diagnosis and treatment with Auriculotherapy; Identify the most prevalent diseases in primary health care that can be treated with Auriculotherapy; the application techniques of Auriculotherapy, with an emphasis on seed application; and Apply Auriculotherapy with seeds. Target audience: Healthcare workers with a higher education degree who work in Primary Health Care and specialized services within the SEMUS Vitória network, mostly permanent employees, who have not participated in other Auriculotherapy courses in the last four years.
Categories/areas: Physical Education, Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Speech-Language Pathology, Medicine, Nutrition, Psychology, Dentistry, Occupational Therapy, and Residents. The curriculum was developed and organized alongside the production of theoretical materials, quizzes, discussion forums, and presentations of intervention projects. Videos and articles available in the virtual learning environment (VLE) were selected, along with practical activities and invitations to expert facilitators. Places were made available, specifying the number of places per service, given the higher-than-expected demand. The course ran from October to December 2024, with a blended learning schedule of 60 hours, divided into 24 hours of in-person and synchronous remote classes and 36 hours of content and activities in the VLE.he content covered theoretical foundations, auricular maps, clinical case discussions, application techniques, auriculotherapy practice with seeds, theoretical and practical assessments, and the development of service intervention projects. These projects were developed by participants (individually or in groups) and analyzed by the PICS technical team and pedagogical coordinators. The estimated costs were: facilitator bonuses; materials for auriculotherapy practice, totaling U$732,60.

Problems Addressed

Increased demand for auriculotherapy services from healthcare professionals and the general public; Need for certified professionals to practice auriculotherapy in the Unified Health System (SUS) in Vitória. Since 2018, the Ministry of Health and the State Health Department have not included Vitória in the offering of auriculotherapy courses.

Results (optional)

Twenty-three intervention projects were developed, and 93.5% of those enrolled received certification. Learning assessment was: 1. Procedural, using strategies jointly defined with the facilitators, including observation and monitoring in the VLE; 2. Assessment of auriculotherapy practice with facilitator observation conducted at the end of the course, using the evaluation form developed by the Course Coordination team; and 3. Analysis of the development of the intervention project. Project monitoring is carried out through analysis of electronic medical records, community of practice reports, and in-service technical visits.

Recomendations or Challenges

The municipality of Vitória has its own legislation for implementing PICS in the Unified Health System (SUS), established in 2016. Currently, it offers PICS in 100% of its primary care services and specialized care referral centers, including: herbal medicine, therapeutic gardens, acupuncture, homeopathy, yoga, reiki, auriculotherapy, meditation, music therapy, and art therapy. In addition to the course offering, other educational materials and technical notes on recommendations for implementing auriculotherapy were developed, as well as a monitoring guide for technical visits. The 2nd Edition of the Auriculotherapy Course is scheduled to be offered in September 2025 to meet the pent-up demand of professionals who could not be included in the programs.

Keywords
unblocked games + agar.io