Desde o mês de junho de 2022, ao assumir a coordenação da sala de imunização da UBS de Wenceslau Braz, a enfermeira Sirléia Aparecida Torres iniciou um trabalho de atualização de todas as cadernetas (crianças e adultos), de todos que compareciam à sala de vacinação, realizando nesse momento, a busca de todas as vacinas em falta, atrasadas, perda de cartão. Foi realizada sensibilização sobre a importância da divulgação da imunização por meios sociais, atualização dos cartões de vacinação de todos os idosos da Vila Vicentina, acamados e impossibilitados de virem a UBS, indo até as suas residências. À partir do dia 04 de abril de 2023, com o início da intensificação casa a casa, para a imunização contra a Febre Amarela, iniciou-se concomitantemente, a varredura de todas as vacinas atrasadas e/ou em falta, de toda a população. E as casas que não foram encontrados com seus residentes, fizemos três jornadas extras aos sábados para contemplar a todos.
1. Conscientização da população sobre a importância da imunização como principal meio de combater doenças preveníveis; 2. Deslocamento da população rural distante e isolada; 3. Quebra de tabus e notícias falsas sobre a imunização; 4. Abertura das salas de vacinas em horários estendidos.
1. Manter as 02 técnicas de enfermagem efetivas para a sala de vacinas e vacinas em residências; 2. Manter uma enfermeira para trabalho exclusivo em sala de vacinas; 3. Ampliação do horário de abertura da sala de vacinas; 4. Vacinação nas escolas.
A atualização da vacinação da população é um desafio para todas equipes de saúde, mas, fundamental para a evitar doenças imunopreveníveis. A sala de vacinas é um local de trabalho minucioso, que necessita de atualização constante dos profissionais, atenção e dedicação exclusiva para um trabalho de excelência. O apoio da gestão é imprescindível para o fortalecimento das ações de imunização e proteção da população.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO