Vivências de profissionais da Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família em uma abordagem multiprofissional no combate ao tabagismo no município de Caraúbas: uma experiência exitosa

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, configurando-se como um problema de saúde pública em razão da alta prevalência e da mortalidade. Por ser um fator de risco prevenível e controlável, as políticas de controle e os recursos terapêuticos para o tabagismo avançaram muito nos últimos anos. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem a cada ano e o restante necessita de um apoio de um profissional de saúde para obter êxito. Estudos revelaram que o aconselhamento dado pelo profissional de saúde aumenta as taxas de cessação do tabagismo. Dessa forma, sendo a atenção básica a porta de entrada do usuário aos serviços de saúde e a responsável pela prevenção de doenças, o grupo terapêutico em combate ao tabagismo emerge como iniciativa na promoção a saúde, com vistas a oferecer apoio aos tabagistas através de uma abordagem cognitivo comportamental associado à intervenção medicamentosa e multiprofissional.

Descrever a experiência exitosa vivenciada por profissionais da ESF e Nasf ao conduzirem, de forma multiprofissional, o Grupo de Tabagismo de um Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Caraúbas. Relato de experiência obtido a partir de vivências em um grupo em combate ao tabagismo, implantado em uma UBS do Município de Caraúbas no período de Maio à Setembro de 2018. Participaram do grupo 20 tabagistas, cadastrados pela equipe de saúde e aplicado o teste de Fagerstrom. A condução do grupo se deu em 6 meses, dividida em sessões estruturadas e de manutenção conforme orientação do Ministério da Saúde, incluindo duas abordagens: cognitivo-comportamental e o uso de medicamentos. Com o apoio multiprofissional do Nasf, foi realizada abordagem terapêutica diferenciada de acordo com a subjetividade de cada tabagista, com inclusão de práticas integrativas complementares que auxiliaram no processo.

O grupo contou inicialmente com a participação de 20 tabagistas, onde 5 deles cessaram completamente o uso do tabaco e os outros 4 diminuíram em 80% o consumo. Ao serem questionados sobre qual foi o melhor benefício que o grupo trouxe para as suas vidas, a maioria respondeu que foi a melhora na qualidade da saúde (física e mental) e que houve um aumento na autoestima. Um dos principais problemas enfrentado durante o decorrer do grupo foi a evasão dos participantes do grupo devido a cultura arraigada de todos querer fazer uso da medicação. Esta experiência revela-se como exitosa por ter sido desenvolvida de forma multiprofissional entre a AB e o Nasf, contribuindo assim para o alcance do objetivo final do grupo: cessação do tabagismo. o apoio dos profissionais durante o processo foi elencado pelos participantes como diferencial, em detrimento a tentativas anteriores de deixar de fumar sem assistência profissional. Relatos deste cunho revigora a equipe para seguir com a condução de novos grupos e buscar resultados ainda melhores.

Principal

Eva Jordana De Oliveira Dutra

evajordana_oliveira@hotmail.com

Coautores

Helany Cristina De Oliveira Targino

A prática foi aplicada em

Caraúbas

Caraúbas

Caraúbas

Caraúbas

Caraúbas

Caraúbas

Caraúbas

Caraúbas

Caraúbas

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Caraúbas (RN)

Rua Santos Dumont - Centro, Caraúbas - Rio Grande do Norte, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Williana Samara Praxedes

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas