Olá,

Visitante

Saúde Lúdica

o Projeto SAÚDE LÚDICA foi elaborado após um diagnóstico sociocultural realizado nas áreas atendidas do Programa Saúde na Escola, pela Equipe do NASF-AB Três Rios, apontou quais as carências e demandas dos moradores, além de identificar a necessidade de uma intervenção comunitária voltada à promoção da saúde de crianças e adolescentes. . A intenção foi partir de um conceito de saúde que não estivesse limitado à ausência de doença ou enfermidade, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Incluir socialmente crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio do desenvolvimento de atividades artísticas, como teatro, dança e música Resgatar, por meio do ensino da arte e da cultura, a auto-estima e o bem estar dos públicos envolvidos Dese OFICINAS TEATRAIS NASFOLIA: Realizamos sambas enredos com temáticas ligadas a promoção da saúde e temas sociais, como: Arboviroses, violência contra mulheres, meio ambiente e etc. Realizamos oficinas de mascaras e adereços e oficinas de passos de sambas com as comunidades envolvidas e desfilamos pela cidade no período do carnaval COLUNA JORNAL: Os profissionais do NASF- AB Três Rios realizam um rodízio quinzenal com temas referentes e relevantes a questões da promoção da saúde.

A partir da execução das atividades foi possível constatar benefícios à saúde da população em relação à manutenção da independência, diminuição do estresse, melhora do humor, da auto-estima e ampliação da inclusão social. Durante as oficinas educativas, relatam com entusiasmo o quão prazeroso é participar do projeto e desejam que os encontros sejam mais frequentes. Mediante as atividades realizadas até o momento observa-se também maior integração da equipe com a comunidade, tendo sido fortalecido o vínculo profissional-usuário.Objetivamos conduzir as iniciativas transversais orientadas à produção de saúde e bem-estar, por meio do diálogo com os diversos segmentos da sociedade e dos entes públicos e privados. as mesmas não devem contemplar apenas a intersetorialidade pactuada entre os atores, mas fazer parte de uma agenda de governo que opere de maneira articulada discuta com os espaços de controle social para além do setor saúde e estabeleça metas a alcançar de modo integrado.

Principal

Valber Moraes Garcia

valbermoraes@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Três Rios

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

: Praça Presidente Castelo Branco, 60 — Centro — Areal/Rj — Cep: 25845-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Alessandra Ferreira Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal