Olá,

Visitante

Promovendo Saúde e Espalhando Sorrisos – A Atuação de uma Equipe de Saúde Bucal em Visitas Domiciliares no Município de Currais Novos/Rio Grande do Norte

Entre as atribuições do cirurgião-dentista na Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão capacitar as equipes em saúde bucal, realizar visitas domiciliares, busca ativa de lesões bucais e assegurar tratamento integral ao usuário. A partir de dois casos resultantes em óbito por diagnóstico tardio de câncer bucal, no território adstrito da ESF Dr. Sílvio Bezerra de Melo, município de Currais Novos/RN, no ano de 2018, e observando a baixa participação dos dentistas nas visitas domiciliares, despertou-se a necessidade de conscientizar a equipe e população à importância do autoexame e visitas regulares ao dentista. Nesse sentido, a visita domiciliar surgiu como uma forte estratégia para chegar à população e garantir acesso à saúde, principalmente daqueles mais distantes e com dificil deslocamento à ESF, e executar práticas de promoção e prevenção em saúde e de cuidados domiciliares, destacando a importância e os benefícios desta prática para a comunidade e a equipe de saúde.

Relatar a experiência de cirurgiãs-dentistas que encontraram nas visitas domiciliares compartilhadas uma forma de garantir acesso à saúde da população mais distante ou de difícil deslocamento à ESF, destacando a importância e os benefícios desta prát Idealizado por cirurgiãs-dentistas residentes atuantes na área da ESF Dr. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos/RN, de abril a agosto de 2018, o projeto Promovendo Saúde e Espalhando Sorrisos foi iniciado com a capacitação da equipe sobre o tema câncer de boca. A partir daí, os agentes comunitários de saúde selecionavam o público a ser visitado, priorizando a população de risco para a doença. Durante as visitas multiprofissionais eram realizadas escuta inicial, avaliação de medicações em uso, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação odontológica, solicitação de exames e orientações apropriadas. Além disso, eram feitos encaminhamentos e marcados atendimentos necessários com os profissionais da Unidade ou da Rede de Saúde.

Foram realizadas 108 visitas, sendo diagnosticados 13 casos de queilite actínica, 12 lesões vasculares, 11 lesões brancas, 7 acastanhadas, 7 casos de estomatite nicotínica, 6 candidoses, 5 pacientes com Síndrome do Ardor Bucal, 4 com xerostomia, 2 fibromas, 2 lesões eritematosas, 2 queilites angulares, 1 lesão bolhosa e 1 lesão acinzentada. Ainda, 33 pacientes tinham necessidade de terapia odontológica básica, os quais estão sendo atendidos na ESF. Foram feitos 22 encaminhamentos ao Centro de Especialidades Odontológicas do município, incluindo os serviços de prótese dentária e Diagnóstico Bucal. Quanto às comorbidades identificadas, 59 pacientes eram hipertensos, 25 diabéticos, 9 cardiopatas e 21 fazem uso contínuo de psicotrópicos.A inserção do cirurgião-dentista nas visitas domiciliares deve ser incentivada, já que proporciona o fortalecimento de vínculo profissional-população, contribui para maior procura e adesão ao cuidado odontológico, favorece a promoção e prevenção de saúde bucal e permite o diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas ou malignas. A prática compartilhada com a equipe multiprofissional fortalece o trabalho interdisciplinar, a educação permanente e integralidade do cuidado aos usuários.

Principal

Hanna Isa De Oliveira Bezerra

hannaiisa@hotmail.com

Coautores

Izabel Cristina Dos Santos Soares, Úrsula Costa, Maria De Fátima Santos De Araújo

A prática foi aplicada em

Currais Novos

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Avenida Brasil, 375. Ap 3C. Bairro Santa Maria Gorete, Currais Novos, Rio Grande Do Norte, Brasil.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luciano Ferreira Oséas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal