Olá,

Visitante

Viva Mais Leve – Grupo de Emagrecimento Saudável

o grupo de Emagrecimento Saudável “Viva Mais Leve”, foi criado como iniciativa da nutricionista do NASF AB 01 Michelle Paiva, devido ao grande número de mulheres com sobrepeso e obesidade que procuram atendimento nas unidades de saúde de Goiatuba. o projeto consiste em mudanças alimentares, bem como a reeducação alimentar e a orientação acerca do que é saudável e se estende a atender de forma complementar os fatores psicossociais que podem estar envolvidos dentro do ganho de peso excessivo. Uma vez que, a real transformação na qualidade de vida só é possível por meio do autoconhecimento, exercício físico e alimentação. Diante disso, o surgimento do grupo se justifica pela percepção da profissional em instigar a população à mudança efetiva na qualidade de vida, englobando alimentação equilibrada, prática de atividade física, resgaste da autoestima e do autoconhecimento.

Promover as mudanças de hábitos, de forma que contribua para o estado nutricional adequado, prevenção e controle de doenças, assim como estimular os pacientes a resgatarem a autoimagem promovendo a melhoria de sua autoestima e reconhecimento de suas o grupo é voltado somente para mulheres, sendo estas acompanhadas por 3 meses, semanalmente na ESF 302. No primeiro encontro é realizado a inscrição, seguida da ficha de amamnse, que permite traçar o perfil das participantes. Durante os encontros é realizado atividade física, avaliação antropométrica e verificação da pressão arterial. A cada encontro, um novo tema é abordado, contanto com a participação de outros profissionais como psicóloga e educadora física. Dentre os temas abordados se tem: dez passos para uma alimentação adequada e saudável importância da água, chás e fibras leitura de rótulos alimentares autoestima, motivação, preconceito e convívio social técnicas para aliviar ansiedade prática de atividade física.

A média de participantes foram de 20 mulheres, que após serem acompanhadas por 3 meses, foi detectado a perda de peso, aumento da redução de açúcar, óleo, sal e temperos industrializados, aumento da ingestão hídrica, diminuição do índice de colesterol e índice glicêmico e o controle da pressão arterial. as participantes adotaram uma vida mais saudável, praticando atividade física regularmente, controlando a ansiedade e diminuindo o estresse, aumentando assim sua autoestima e melhorando seu convívio familiar e social.o grupo de Emagrecimento Saudável “Viva Mais Leve”, foi baseado na elaboração de estratégias para alcançar com sucesso as metas das participantes, proporcionando a elas um ambiente motivador para as mudanças dos hábitos, desenvolvimento do autoconhecimento e autoestima, além da troca de experiências e interação das participantes. Conclui-se que, mudanças positivas nos hábitos de vida, podem constituir uma das melhores formas de promover à saúde.

Principal

Michelle Paiva De Freitas

michellepf_@hotmail.com

Coautores

Kari Ludmila Rodrigues De Oliveira, Waniele Sousa Silva,

A prática foi aplicada em

Goiatuba

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Rua Rio Branco N729

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Patricia Lemes De Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal