Olá,

Visitante

Viva Mais Leve: grupo de emagrecimento saudável

O grupo de emagrecimento saudável “Viva Mais Leve” foi criado como iniciativa da nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – AB)Michelle Paiva devido ao grande número de mulheres com sobrepeso e obesidade que procuram atendimento nas unidades de saúde de Goiatuba. O projeto consiste em mudanças alimentares, bem como na reeducação alimentar e orientação acerca do que é saudável, e se estende a atender de forma complementar os fatores psicossociais que podem estar envolvidos dentro do ganho de peso excessivo. Uma vez que a real transformação na qualidade de vida só é possível por meio do autoconhecimento, exercício físico e alimentação. Diante disso, o surgimento do grupo se justifica pela percepção da profissional em instigar a população à mudança efetiva na qualidade de vida, englobando alimentação equilibrada, prática de atividade física, resgaste da autoestima e do autoconhecimento.

Promover as mudanças de hábitos, de forma que contribua para o estado nutricional adequado, prevenção e controle de doenças, assim como estimular os pacientes a resgatarem a autoimagem promovendo a melhoria de sua autoestima. O grupo é voltado somente para mulheres, sendo essas acompanhadas por 3 meses, semanalmente. No primeiro encontro é realizado a inscrição, seguida da ficha de anamnese, que permite traçar o perfil das participantes. Durante os encontros é realizado atividade física, avaliação antropométrica e verificação da pressão arterial. A cada encontro, um novo tema é abordado, contando com a participação de outros profissionais, como psicóloga e educadora física. Dentre os temas abordados, temos dez passos para uma alimentação adequada e saudável, importância da água, chás e fibras, leitura de rótulos alimentares, autoestima, motivação, preconceito e convívio social, técnicas para aliviar ansiedade e prática de atividade física.

A média de participantes foi de 20 mulheres e, após serem acompanhadas por 3 meses, foram detectadas perda de peso, aumento da redução de açúcar, óleo, sal e temperos industrializados, aumento da ingestão hídrica, diminuição do índice de colesterol e índice glicêmico e o controle da pressão arterial. As participantes adotaram uma vida mais saudável, praticando atividade física regularmente, controlando a ansiedade e diminuindo o estresse, aumentando, assim, sua autoestima e melhorando seu convívio familiar e social. O grupo de emagrecimento saudável “Viva Mais Leve” foi baseado na elaboração de estratégias para alcançar com sucesso as metas das participantes, proporcionando a elas um ambiente motivador para as mudanças dos hábitos, desenvolvimento do autoconhecimento e autoestima, além da troca de experiências e interação das participantes. Conclui-se que mudanças positivas nos hábitos de vida podem constituir uma das melhores formas de promover a saúde.

Principal

Michelle Paiva De Freitas

michellepf_@hotmail.com

Coautores

Kari Ludmila Rodrigues de Oliveira, Waniele Sousa Silva

A prática foi aplicada em

Goiatuba

Goiatuba

Goiatuba

Goiatuba

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF - AB)

Rua Rio Branco, 729 - Goiatuba - GO, 5600-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Patricia Lemes De Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

21 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba