Olá,

Visitante

Equilíbrio e saúde

A obesidade tem sido colocada pela OMS com um problema de saúde pública apresentando, assim, a necessidade de encontrar mecanismos para combatê-la de forma eficiente, pensando nisso, foi proposto a criação de um grupo nutricional pela equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF – AB) para atender a demanda de encaminhamentos de pacientes em busca de hábitos alimentares saudáveis. Ao estruturar o grupo, observou- se que seria necessário ensinar os pacientes como educar o paladar através dos alimentos não industrializados, muito ricos em nossa região, e o reaproveitamento gerando economia e tornando-os capazes de compreender que a alimentação saudável e a relação com que o paciente encarava isso deveria ser o maior aliado. Para o sucesso do grupo, os pacientes contaram com uma equipe multiprofissional, oficinas de alimentação saudável além de práticas integrativas complementares como a auriculoterapia.

Desenvolver oficinas de alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos. Realizar palestras com equipe multiprofissional sobre assuntos pertinentes. Associar a auriculoterapia como tratamento complementar ao combate à obesidade. O grupo possui ciclos semestrais, sempre com 15 a 20 participantes, tendo encontros quinzenais, cada encontro, além da nutricionista que coordena o grupo e a assistente social que auxilia nas atividades práticas, é realizada uma palestra com os demais profissionais da equipe (psicólogo e profissional de educação física), a cada 45 dias é proposta a oficina de alimentação e reaproveitamento de alimentos na qual os participantes têm a oportunidade de aprender a fazer e degustar a receita saudável apresentada. A cada encontro o participante pode utilizar a auriculoterapia como uma das formas de tratamento a perda de peso, tornando mais eficiente.

Ao decorrer de cada ciclo dos grupos mais pacientes estavam interessados em participar, pois observaram os resultados satisfatórios dos integrantes, quebrando assim o preconceito existente em torno de atendimento realizado de forma coletiva. A motivação era perceptível a cada avaliação física e cada oficina realizada, sendo o momento no qual havia feedback dos resultados e compartilhamento de experiências. As palestras com a equipe multiprofissional a cada encontro levava o grupo a refletir sobre suas práticas individuas, fazendo com que se sentissem estimulados a mudar o contexto e traçar metas para alcançar os objetivos, a perda de peso ficou em segundo plano e a qualidade de vida e saúde como um todo se tornou o objetivo geral em comum. A experiência equilíbrio e saúde foi exitosa no município de Itapuranga e já vem trazendo excelentes resultados ao decorrer de 2 anos e 6 ciclos, levando à necessidade de abrir a mesma proposta no distrito de Diolândia, onde o grupo já acontece há 1 ano e 2 ciclos, atendendo também a população da zona rural. A perda de peso se tornou consequência de todo o aprendizado proposto, aumentando assim a manutenção de forma válida e significativa dessa redução.

Principal

Carolinna Coelho Proença Guedes

carolinnaguedes@gmail.com

Coautores

Juliana Oliveira Braz, Eda Aparecida Parreira,

A prática foi aplicada em

Itapuranga

Itapuranga

Itapuranga

Itapuranga

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

úcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Rua 28, 141 - São Sebastião Do Xixá, Itapuranga – GO, 76680-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Denise Dias De Sousa Brandão

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

24 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba