Olá,

Visitante

Doce Vida um Elo Entre A Arte e as Emoções

o Núcleo Ampliado de Saúde da Família tem como principal objetivo apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, além de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica e aumentar sua resolutividade. Deve estar comprometido com a promoção de saúde incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e humanização de serviços. A Escola Municipal Professora Alice Ferreira do Carmo funciona como um centro dia e recebe pessoas com diferentes deficiências em diversas faixas etárias. em matriciamento observou-se a necessidade de trabalhar relacionamento interpessoal dos colaboradores, necessidade esta levantada pela instituição, e ampliar o acesso as pessoas com deficiência ao sistema de saúde garantindo os princípios do SUS e integrando uma rede de assistência.

Potencializar os aspectos cognitivos, restaurando e reforçando capacidades funcionais e autonomia dos alunos e otimizar o relacionamento interpessoal dos colaboradores promovendo saúde mental e satisfação no ambiente de trabalho através de oficinas e aos alunos são trabalhados 5 encontros com a terapeuta ocupacional. em principio são levantandas às necessidades de cada integrante, em seguida realizadas oficinas de decopagem com o intuito de promover autonomia, resgate da memória, psicomotricidade e elevação da autoestima, por último há exposição das artes. aos colaboradores, com a psicóloga, são realizados dois encontros em forma de dinâmicas e roda de conversa relacionada a auto estima e relacionamento interpessoal. Inicialmente é aplicado questionário avaliativo e levantamento de metas com o objetivo de melhorar pontos fragéis. Ao final através de técnica grupal é realizado avaliação dos resultados obtidos e a satifação dos participantes.

o programa iniciou no mês 03/19 atendendo 12 alunos com diagnóstico de síndrome de down, retardo mental e deficiência auditiva e 7 colaboradores. A seleção foi realizada pela escola e ao longo do ano acontecerá o revezamento de turmas de forma que todos os alunos e funcionários sejam atendidos. Através de dinâmica e questionário avaliativo aplicados nos grupos terapêuticos indentificou que houve melhora de 100% no relacionamento interpessoal e aumento de 96% na autoestima dos colaboradores, observou maior satisfação no ambiente de trabalho, motivação e autoconfiança. Ja com aos alunos observou 85% de elevação da autoestima, 95% de melhora na autonomia e convívio social, houve ainda maior percepção da funcionalidade do artesanato confeccionA promoção da saúde de forma humanizada e interdisciplinar tem um papel importante na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. o programa tem contribuído para ampliação de potencialidades e da capacidade funcional, cogntiva, sensorial e da conquista da autonomia e participação social, então será estendido também aos familiares. Deste modo, a atuação do NASF de forma integrada a escola amplia e qualifica as estratégias para a atenção a saúde às pessoas com deficiência e inicia a

Principal

Simone Borges De Lima

simoneblima7@gmail.com

Coautores

Paula Taynnara Alves Batista, Priscila Corcelli Barbosa, André Luiz Dias Mattos

A prática foi aplicada em

Morrinhos

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Rua 09 N°89 Setor Morro Da Saudade I Morrinhos-Goiás

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

André Luiz Dias Mattos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal