Olá,

Visitante

Doce vida: um elo entre a arte e as emoções

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família tem como principal objetivo apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, além de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica e aumentar sua resolutividade. Deve estar comprometido com a promoção de saúde incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e humanização de serviços. A Escola Municipal Professora Alice Ferreira do Carmo funciona como um centro dia e recebe pessoas com diferentes deficiências em diversas faixas etárias. Em matriciamento observou-se a necessidade de trabalhar relacionamento interpessoal dos colaboradores, necessidade essa levantada pela instituição, e ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao sistema de saúde garantindo os princípios do SUS e integrando uma rede de assistência.

Potencializar os aspectos cognitivos, restaurando e reforçando capacidades funcionais e autonomia dos alunos e otimizar o relacionamento interpessoal dos colaboradores promovendo saúde mental e satisfação no ambiente de trabalho através de oficinas e com os alunos são trabalhados 5 encontros com a terapeuta ocupacional. Em princípio, são levantadas as necessidades de cada integrante, em seguida realizadas oficinas de decopagem com o intuito de promover autonomia, resgate da memória, psicomotricidade e elevação da autoestima, por último há exposição das artes. Com os colaboradores e psicóloga são realizados dois encontros em forma de dinâmicas e roda de conversa relacionada à autoestima e relacionamento interpessoal. Inicialmente, é aplicado questionário avaliativo e levantamento de metas com o objetivo de melhorar pontos frágeis. Ao final, através de técnica grupal, é realizada avaliação dos resultados obtidos e a satisfação dos participantes.

O programa iniciou no mês 03 atendendo 12 alunos com diagnóstico de síndrome de down, retardo mental e deficiência auditiva e 7 colaboradores. A seleção foi realizada pela escola e, ao longo do ano, acontecerá o revezamento de turmas de forma que todos os alunos e funcionários sejam atendidos. Através de dinâmica e questionário avaliativo aplicados nos grupos terapêuticos, identificou que houve melhora de 100% no relacionamento interpessoal e aumento de 96% na autoestima dos colaboradores, observou maior satisfação no ambiente de trabalho, motivação e autoconfiança. Já com aos alunos, observou 85% de elevação da autoestima, 95% de melhora na autonomia e convívio social, houve ainda maior percepção da funcionalidade do artesanato confeccionado. A promoção da saúde de forma humanizada e interdisciplinar tem um papel importante na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. O programa tem contribuído para ampliação de potencialidades e da capacidade funcional, cognitiva, sensorial e da conquista da autonomia e participação social, então será estendido também aos familiares. Desse modo, a atuação do NASF de forma integrada à escola amplia e qualifica as estratégias para a atenção à saúde e às pessoas com deficiência.

Principal

Simone Borges De Lima

simoneblima7@gmail.com

Coautores

Paula Taynnara Alves Batista, Priscila Corcelli Barbosa, André Luiz Dias Mattos

A prática foi aplicada em

Morrinhos

Morrinhos

Morrinhos

Morrinhos

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Rua 09, 89 - Setor Morro da Saudade I, Morrinhos - GO, 75650-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

André Luiz Dias Mattos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

01 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba