Olá,

Visitante

Vigilantes mirins de Ibirataia

Realização de capacitação e treinamento através de cursos de formação com 40 horas/aula com a equipe multiprofissional contendo, médico veterinário, psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta e musicoterapeuta. Os grupos foram formados, em um primeiro momento, a partir de demanda espontânea, e em um segundo momento, foi realizada uma triagem para identificação de educandos que possuam o perfil de multiplicador, e em um terceiro momento, autorização dos pais e/ou responsáveis para participação no projeto. A apresentação do cronograma de atividades relacionadas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/AIDS com temas pertinentes aos assuntos abordados, atuando de forma integrada.

Conhecer que cada vez mais cedo as questões relacionada à sexualidade humana é imprescindível para uma vida saudável. A escola reconhecemos como um grande aliado para essas discursões que permeiam à educação sexual no município de Ibirataia, cidade do interior da Bahia com aproximadamente 20 mil habitantes e 100% de cobertura de saúde da família, abordando temas com foco na prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis, DST/AIDS.

O projeto vigilantes mirins possibilitou estabelecer a educação infantojuvenil (alunos do ensino fundamental), um papel importante dentro de políticas públicas que visam mudanças de hábitos de uma população nas redes de ensino, pois é sabido que o jovem, por ainda não ter construído a sua gama de conhecimentos, é um ser passível de receber informações e propagar conhecimento como construtores de novos hábitos em relação à saúde sexual.

Principal

Alexandro dos Santos Miranda

alexmiranda913@hotmail.com

Coautores

Alexandro dos Santos Miranda

A prática foi aplicada em

Ibirataia

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Ibirataia

R. Eunísio C. Teixeira - Ibirataia - BA, 45580-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alexandro dos Santos Miranda

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

28 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins
Práticas
Promoção de saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável a partir da horta comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso – Guarulhos
São Paulo
Práticas
Reorganização da atenção à saúde de Nova Guataporanga
São Paulo
Práticas
Melhoria e inovação na qualidade das análises clínicas
São Paulo
Práticas
Academia da saúde: a prática da atividade física aumentando a qualidade de vida e a promoção à saúde
Santa Catarina
Práticas
Na rua por eles e elas na promoção e prevenção
Rio Grande do Sul
Práticas
Desafios para manutenção do vínculo e da corresponsabilização frente à ausência do profissional médico: a equipe multiprofissional de saúde sendo a referência de cuidado em saúde
Rio Grande do Sul