O município de Monte Carmelo segundo IBGE consta de 47.937 habitantes, localizado na cidade uma Instituição Prisional a qual tem cerca de 170 reclusos atualmente, nos regimes fechado e semiaberto. A capacidade máxima de reclusos na unidade é de 64 presos, o que sugira superlotação. No município foi realizada a parceria entre a rede municipal de saúde e a unidade prisional para o atendimento semanal de fisioterapia, com expectativa de melhoria da autonomia dos presos. Assim, com a atuação do trabalho do Nasf em fisioterapia e a introdução de educação em saúde, pode se observar a evolução de condições crônicas vivenciadas pelos usuários e a melhorias do autocuidado. Promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade dessa população, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. A carência humana é encontrada a cada lugar que formos, mas se manter um trabalho de assistência integrado ao cuidado pode se reduzir por meio esta característica e minimizar as disfunções psicológicas da sociedade. Nesta visão o trabalho na unidade prisional conta com uma assistência semanal de fisioterapia, além das educações em saúde programadas. A educação em saúde consiste em palestra dentro do pavilhão do presidio onde conta-se com o isolamento do profissional, portanto eles conseguem vê-lo e ouvi-lo, sem contato físico, com auxilio do Psicólogo da unidade prisional escolhem-se temas inerentes à realidade de vida dos detentos, em março foi falado sobre o Alcoolismo e em abril o assunto abordado foi dermatose, onde se esclarece as dúvidas e expõe os cuidados. As fisioterapias individuais realizadas acompanhadas de agentes penitenciários priorizando também a segurança de um todo, são feitas semanalmente e em média de 6 presos atendidos no dia (toda terça-feira) com diversas sequelas patológicas. Realiza-se ginástica laboral semanal com 50 homens em regime prisional. Algumas dificuldades que podemos citar são as instalações precárias da unidade as quais deixa a assistência prejudicada pelo pouco espaço, e os horários de atendimento, visto não ser possível trabalhar um dia com todos os usuários. Mas com grandes possibilidades de melhorias nos mobilizamos a crescer a assistência prestada, e melhorar a reinserção dos mesmos na sociedade.

Expectativa de melhoria da autonomia dos presos com a atuação do trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em fisioterapia e a introdução de educação em saúde. Instituição Prisional de Monte Carmelo com instalações precárias da unidade as quais deixa a assistência prejudicada pelo pouco espaço, e os horários de atendimento, visto não ser possível trabalhar um dia com todos os usuários.

Este trabalho realizado também contribui no conhecimento dos presos sobre o serviço de saúde e a uma posterior procura quando estiver em liberdade, auxiliando assim para o fortalecimento da rede de atenção a saúde do município e a ressocialização e integração destes na sociedade.

Principal

Ismelinda Maria Diniz Mendes, Dielle Cavalcante Mota França, Thaís dos Anjos Santos Oliveira

saude@montecarmelo.mg.gov.br

Coautores

Ismelinda Maria Diniz Mendes, Dielle Cavalcante Mota França, Thaís dos Anjos Santos Oliveira

A prática foi aplicada em

Monte Carmelo

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Saúde de Monte Carmelo - Rua Duque de Caxias, 295 - Batuque Novo, Monte Carmelo - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ismelinda Maria Diniz Mendes, Dielle Cavalcante Mota França, Thaís dos Anjos Santos Oliveira

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas