- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
A equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Nova União – MG, sabendo do seu papel de apoiador das práticas de saúde dos PSF, realizou com os PSF do município um levantamento da patologia que apresenta maior demanda reprimida na área de fisioterapia, nos PSF 1( Nova União) e PSF 2 ( Nova Aparecida). Após estudo dos encaminhamentos, verificou-se que a maior demanda reprimida atual em fisioterapia é a reabilitação de patologias da coluna (crises de lombalgia).Desta maneira iniciou-se o Projeto Coluna em Equilíbrio, composta por uma equipe multidisciplinar, que possui na sua estrutura um Fisioterapeuta que utiliza técnicas, orientações e exercícios para promover o alívio de dores lombares com a reeducação postural. A correlação do IMC (Índice de Massa Corporal) aumentado e a lombalgia são trabalhadas pela Nutricionista e o Psicólogo da equipe promove palestras com intuito de gerar bem estar e melhora da autoestima. O projeto teve início em março de 2015, onde foram feitas avaliações individuais de Fisioterapia e Nutrição, para melhor identificação do perfil do grupo. Os encontros acontecem uma vez por semana em cada PSF com duração de uma hora.Como todo trabalho em grupo, a evolução dos participantes aconteceu de maneira gradativa, visto que foi respeitado as individualidades, limitações e diferenças no quadro de dor. Colher relatos positivos dos participantes do Projeto Coluna em Equilíbrio, é uma das provas que o SUS apesar de várias barreiras vem caminhando bem.
Reabilitação de patologias da coluna (crises de lombalgia), atualmente aparece como sendo a maior demanda reprimida em fisioterapia nos PSF’s de Nova União.
Através do desenvolvimento deste trabalho, pode-se constatar a importância do tratamento contínuo, criando a consciência dos participantes quanto a necessidade de fazer os exercícios em casa (conforme disponibilizado na cartilha entregue individualmente), para que o trabalho seja ainda mais efetivo.Pretende-se manter um grupo de manutenção quinzenalmente, para aqueles participantes que estão em condição de receber alta, mas com objetivo de ter um apoio profissional para acompanhá-los nessa nova etapa. E para dar seguimento ao grupo, recrutar novos participantes que necessitam do tratamento.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO