- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Lanísia Bianca Passos de Oliveira Cunha
- 15 abr 2024
A vigilância em saúde é uma importante ferramenta no monitoramento das ações de promoção e prevenção da saúde no município. Sendo sumária para a efetividades das ações o trabalho conjunto das vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e de saúde do trabalhador além da intersetorialidade.Neste sentido, foram planejadas ações programadas de vigilância em saúde no ambiente escolar de 28 escolas municipais e 01 escola estadual, com crianças entre 3 a 12 anos de idade, professores e servidores das escolas, realizado no mês de março de 2022, visando promover atividades coletivas para prevenção de agravos a saúde relacionados à dengue, febre chikungunya, covid-19, aos cuidados na higiene e manipulação dos alimentos, bem como cuidados relacionados à saúde do trabalhador. Sendo assim, motivação principal foi integrar as vigilâncias fazendo parceira com o programa saúde na escola para desenvolver atividades de relevância social e coletiva, além disto, identificar um perfil epidemiológico da covid-19 no ambiente escolar e prevenir outros agravos, e através destas tornamos as crianças agentes multiplicadores de conhecimento no ambiente escolar e doméstico, assim como os professores e demais servidores foram capacitados quantos aos cuidados relacionados as doenças e agravos a saúde assim como a prevenção individual e coletiva aos mesmos. Geral: integralizar os serviços de vigilância em saúde em parceria com o programa saúde na escola para criar um perfil epidemiológico da Covid19 no ambiente escolar, e prevenção de outros agravos a saúde no município de Queimadas (PB).
Necessidade de interação entre as vigilancias epidemiologica, ambiental, sanitária e de saúde do trabalhador no municipio de Queimadas (PB). Tal fato foi necessário para levar a comunidade ações de vigilancia em saúde com objetivo de promover e prevenir a saúde da população.
A realização deste trabalhado fortaleceu a integração das vigilâncias em saúde, o trabalho em equipe ampliando a comunicação intra e intersetorial no município, propiciando um melhor engajamento da equipe e fortalecimento das ações de promoção e prevenção da saúde no combate aos agravos e ao monitoramento das doenças. O retorno das aulas presenciais no município pôde acontecer com maior segurança por parte dos funcionários das escolas e dos pais, tornando o ambiente escolar propicio, com a manutenção das medidas de promoção e prevenção da saúde dentro da escola. A reaplicação da atividade acima descrita é sumária para que a atenção a saúde no tocante a Vigilância seja cumprida de forma integral, com interação entre os agentes facilitadores que atuam nas vigilância epidemiológica, ambiental, sanitária, e de saúde do trabalhador, deste modo melhorando a comunicação e a interação entre os trabalhadores de vigilância em saúde, assim como o trabalho intersetorial e multiprofissional associado ao programa saúde na escola, levando educação em saúde ao ambiente escolar e tornando os alunos atores multiplicadores do processo no ambiente domiciliar, assim como os trabalhadores da educação.
Queimadas, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO