O presente projeto teve inicio após ser identificado um grande número pessoas obesas durante as consultas de Hiperdia da Unidade Básica de Saúde José Gomes Filho, no município de Água Branca do estado da Paraíba, onde esses apresentavam IMC acima de 38. Sabendo o quanto a obesidade afeta a saúde, foi observada a necessidade de busca ativa desses pacientes para assim iniciar um projeto em prol da saúde, visando a diminuição de complicações e do índice de obesidade do município. Após uma analise, foi solicitado aos ACS das 2 UBS da zona urbana que o município dispõe que fizessem uma triagem dos pacientes com obesidade que gostariam de participar de um projeto, sendo articulada essa triagem durante todo o mês de fevereiro de 2025. Foi formada uma equipe multiprofissional com enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos, que após reuniões e planejamentos, iniciaram as atividades no mês de março. Os polos para as consultas iniciaram e vêm acontecendo nas unidades básicas de saúde e na Academia da Saúde do município. OBJETIVOS: incentivar uma vida mais saudável por meio da disponibilização de uma equipe multiprofissional para apoio e incentivo dos pacientes, diminuindo os riscos que a obesidade trás a saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, alterações metabólicas, questões psicológicas e outras complicações, além de diminuir o índice de obesos do município.
METODOLOGIA: Após planejamentos com a equipe multiprofissional, foi iniciado o projeto primeiramente com consultas médicas mensais para investigar doenças crônicas, onde seguiram para o acompanhamento nutricional, psicólogo, fisioterapêutico e por fim o acompanhamento com o educador físico para avaliação corpórea e aulas de funcional, acontecendo diariamente das 18:00 às 19:00 ao lado da academia da saúde, exclusivamente para esses pacientes do nosso projeto. Mesmo com uma equipe de profissionais completa, sabe-se que existe aqueles que são indicativos de cirurgia bariátrica e, considerando isso, conta-se com o Opera Paraíba, que realizará primeira avaliação com o cirurgião, e o paciente se enquadrando em todos os requisitos, será realizada a marcação para a cirurgia.
RESULTADOS: Foi inscrito nessa primeira fase do projeto 27 pacientes com IMC acima de 38, sendo 22 mulheres e 5 homens, onde 12 são hipertensos, 2 hipertensos e diabéticos, e 3 com diagnóstico de outras doenças crônicas, desses, 22 compareceram a primeira consulta. CONCLUSÃO: o presente projeto mostra-se relevante para o acompanhamento e efetiva intervenção para pacientes obesos. O próximo passo será a busca ativa dos pacientes faltosos e daqueles obesos que incialmente ficaram receosos para participar, além da ampliação para a zona rural. Como tudo que é novo, é esperado que a população-alvo fique receosa, mas com o andamento do projeto e os resultados obtidos, é previsto uma maior procura nos meses seguintes.
Água Branca, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO