O município de Serra do Navio, foi criado pela Lei nº 007 de 01 de maio de 1992, com área total 7.713,046 km², com população estimada em 4.673 moradores, localizado a 197km da capital Macapá, por ser município de pequeno porte onde todos se conhecem, o impacto de uma gravidez precoce afeta não apenas a jovem, mas toda a comunidade mudando o estilo de vida socioeconômico. Este projeto não é só sobre prevenir, é sobre garantir que toda adolescente tenha direito de escolher seu futuro através do conhecimento. Com isso, tal projeto constitui-se em realizar buscativa das adolescentes não gravidas e gravidas dentro das escolas uma vez a cada três meses com intuito de estreitar vínculo entre atenção básica e adolescentes, reduzindo a evasão escolar pós gravidez.
O projeto se deu a partir do levantamento de dados epidemiológicos (taxas de gravidez na adolescência nos últimos 2 anos) em adolescentes de 12 a 18 anos através do monitoramento das equipes da estratégia e saúde da família.
Observando o período que foi iniciado o projeto, obtemos os seguintes resultados nos últimos 2 anos, constatou-se 18 adolescentes gravidas e com um ano executando o projeto obtemos o total de apenas 5 gravidas. Podemos observar as reduções dos casos de gravidez 72% em um ano, 72% dos participantes relatam conhecimento adequado sobre prevenção e fortalecimento da rede de apoio entre escolas, saúde e famílias que tem total consentimento do projeto. Logo, procuramos abranger educadores, lideres, comunidade, pais e adolescentes para reduzir o índice de gravidez na adolescência, com intuito de aprimorar o conhecimento da sociedade através do diálogo, contando com uma conscientização maior dos adolescentes e consequentemente a baixa taxa de gravidez na adolescência.
O trabalho humanizado, educativo e de conscientização ofertado através do Projeto vem gerando resultados benéficos para a comunidade, pois são explanados temas sobre
a sexualidade, riscos, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, complicações de aborto e da gravidez, sendo orientado sobre a importância do planejamento familiar, podendo influenciar na redução de gravidas adolescente em uma comunidade. Portanto, observa-se que ações educativas são essenciais para a prevenção, gerando promoção de saúde e qualidade de vida, sendo mais fácil executar ações preventivas do que atuar quando o problema já está instalado.
Rua DD1, 61, Serra do Navio - AP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO