A Coordenação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica iniciou um desafio para alcançar os lugares mais distantes do município, levando a vacinação inicialmente contra covid-19. O projeto surgiu após utilização da estrutura, uma van equipada com vacina, insumos e uma equipe de vacinação capacitada (van com ar-condicionado para garantir uma temperatura ideal e um local bem seguro para ocorrer o manuseio dos imunobiológicos, de acordo com as normas básicas preconizadas pelo manual da rede de frio) no evento no dia 07 e 08 de agosto de 2021, chamado 36 Horas de Vacinação. Evento no qual uma grande equipe realizou sem parar 36 Horas de Vacinação contra covid-19, com objetivo alcançado e excelente resultado, continuamos com o projeto com muita força e de forma mais abrangente. Vale ressaltar que nosso município possui áreas descobertas e que o acesso ao transporte é bem difícil, em meio a pandemia toda logística encontrava-se morosa. Impulsionados e desejosos em solucionar o problema e com apoio da gestão municipal, que entendeu sua responsabilidade em garantir que toda população tivesse igual acesso à vacina, o Vacina Móvel consolidou a Universalidade do SUS , como também a equidade, pois foi compreendido às necessidades distintas e onde a carência era maior, sem esquecer da Integralidade da ação que fundamentou todo o projeto. Norteados por esses princípios, a partir do dia 22 de agosto de 2021 o Vacina Móvel percorreu diversas áreas, como: as propriedades rurais, o comércio, as escolas, os diversos eventos realizados no município, as feiras, as clínicas de recuperação, realizamos a vacinação dos acamados e de pessoas com mobilidade reduzida, as fazendas, dentre outros. Levando esperança, com a certeza que vacina salva vidas. Devido ao excelente resultado obtido, e com o apoio da nossa Regional de Saúde que apontou e apoiou nossas fragilidades dentro das Salas de Vacina das unidades de saúde, decidimos ampliar o acesso a essa população, não só levando à vacinação contra covid-19 mais também as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, apoiando assim as salas de vacinas e as campanhas nacionais, que apresentam dificuldades em alcançar uma melhor cobertura vacinal.
Diante dos desafios por nós enfrentados, acreditamos que o projeto do Vacina Móvel fortaleceu nossa ação de imunização em meio a pandemia, diminuímos consideravelmente as percas de doses, garantimos ao público igual acesso à vacina, desenvolvemos entre a equipe de saúde e a população em geral, o vínculo e a humanização do cuidado. Desde o momento do resultado das 36 Horas de Vacinação, apontamos a universalidade do projeto, pela oferta do imunobiológico para o grupo alvo da vacinação, tanto chegou as pessoas do município como também a de outros territórios a mesma oportunidade, apenas nesse evento vacinamos 8 mil pessoas. Apesar de todas as pessoas possuírem direito a vacinação, elas não são iguais e possuem necessidades distintas e foi por essa finalidade que o Vacina Móvel foi e continua indo onde a necessidade é maior, estamos na luta para diminuir a desigualdade, garantindo a Equidade. Quebramos barreiras, juntos conseguimos trabalhar entre vários setores, com um único objetivo , de apresentar a Integridade da ação. Percorremos todas as extremidades do munícipio, como todo setor de chácaras do Lago Azul até a divisa de Santo Antônio do Descoberto (município limítrofe), o setor Paiva invadido até a divisa de Luziânia (município limítrofe) onde realizamos aproximadamente 16 mil doses. Fica notório que o Vacina Móvel além de cumprir os princípios doutrinários do SUS alcança como um todo os princípios de organização como da Regionalização e Hierarquização, pois atuamos como rede articulada, hierarquizada e integrada, iniciou em meio a uma pandemia e ainda hoje continua através de planejamento. Entendemos as fragilidades do nosso município, porém seguimos levando de 2021 a 2023 vacina a população que mais precisa, resultando na contribuição do aumento da cobertura vacinal não só da vacina contra covid-19 como também das demais do Calendário Nacional.
Através dessa estratégia desenvolvida pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, com a confiança da Secretária de Saúde, o Vacina Móvel fortaleceu as ações de imunização com a Atenção Básica, aumentou a cobertura vacinal mesmo com a instabilidade do sistema de informação municipal operado dentro das unidades de saúde. Fortalecemos nossa comunicação com a Regional de Saúde, que tão de perto nos apoiou e apoia, obtivemos o apoio das Secretárias e Coordenações Municipal que não mediram esforços para divulgar e fortalecer as ações. A equipe de vacinação foi e é devidamente treinada para manipular e administrar as doses, realizando o trabalho com ética e humanização, sempre retornam com um sorriso no rosto e com a sensação de dever cumprido, para digitação de doses recebemos tablets com acesso a internet, a prefeitura dedicou-se em divulgar nas redes sociais, em muitas saídas programadas a prefeitura disponibilizou um carro de som um dia antes para informar que chegaríamos, entramos em contato com apoiadores das regiões rurais, algumas propriedades já deixavam e deixam as porteiras abertas, tivemos e temos apoio das escolas, dos comerciantes, dos feirantes, das instituições… nosso projeto foi divulgado em programas de TV e serviu de exemplo para outros territórios. Apenas com uma van climatizada, com uma equipe treinada, com o apoio da gestão, continuamos protegendo a população, pois entendemos nosso papel e sabemos que estamos honrando o compromisso do SUS, carregando a universalidade, a Equidade e a Integralidade da ação, resultando em aumento gradual da cobertura vacinal e garantindo a proteção da população que está mais distante.
Através do Vacina Móvel estreitamos os laços com a população, com representantes do nosso município e com o estado que confiaram no nosso projeto, onde quem mais tem dificuldade de acesso a vacina sempre é alcançado, a equipe não para e permanece motivada e capacitada, as ações continuam sendo planejadas, temos a oportunidade de cumprir nossa atribuição e honrar os princípios do SUS de forma mais abrangente, rompendo distancias e dificuldades de acesso, flexibilizamos horários, desenvolvemos a humanização no cuidado, traduzindo como inclusão das diferenças e quebra de obstáculos. Iniciamos com a vacinação contra Covid-19 atualmente levamos todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Para tal projeto ser realizado com êxito, fica claro que não pode ser, por uma pessoa apenas, muito menos por um grupo isolado, mais necessita ser uma ação coletiva e atuar de forma organizada e compartilhada.
Goiás, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO