Olá,

Visitante

Vacina Já Tauá

Categoria não especificada

A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e epidemias em larga escala. É uma ferramenta importante que a humanidade tem para combater doenças infecciosas e salvar vidas. Iremos apresentar as estratégias que são realizadas no município de Tauá, Ceará, uma delas é garantir que a vacinação seja acessível a todos, independentemente de sua situação socioeconômica ou que seja de localidades próximas ou de difícil acesso, onde realizamos a Busca Ativa Vacinal dentro do território e extra muros, a secretaria preza em garantir uma comunicação eficaz para informar o público sobre a importância da vacinação e tranquilizar aqueles que têm dúvidas levando as informações através das mídias sociais, rádios e emissoras do município, realizamos capacitações mensais aos profissionais de saúde para que todos estejam atualizados sobre as melhores práticas e orientações no campo da imunização ajudando a melhorar a qualidade dos serviços de imunização prestados à população e garantindo que as vacinas sejam administradas de forma segura e eficaz. Realizamos reuniões mensais com os agentes comunitários de saúde que através deles temos um elo importante para as equipes de saúde e a população, onde eles identificam as pessoas que ainda não foram vacinadas em sua área de atuação e podendo incentivá-las a comparecer aos postos de vacinação para receber as vacinas recomendadas. A Secretaria de Saúde de Tauá, por meio das Coordenação de Imunização e APS vem desenvolvendo estratégias em conjunto com apoio das equipes de saúde, mídias sociais, órgãos públicos e/ou privados a fim de incentivar e conscientizar a vacinação em massa, lembrando que a vacinação é uma responsabilidade coletiva.

A cobertura vacinal em Tauá, é um desafio pois um deles é os imunobiológicos ser distribuídos com metas subestimadas pelo Estado do Ceará ou com o prazo de vencimento bem curto para ser utilizadas na população esses fatores acabam interferindo no avanço ou alcance de toda a população mensal preconizada. Os frascos multidoses é um desafio pois necessita de estratégias e cronogramas para a utilização, com a finalidade de não haver perdas de nenhuma dose. 2. Há falha de integração entre os sistemas, não se comunicam em tempo hábil, ocorrendo perdas de informações durante o processo de migrações 3. Resistências dos pais ou cuidadores a autorizar à vacinação, mesmo sendo conscientizado sobre a importância da imunização do cidadão há uma grande dificuldade para ser administrada nesse público, seja na unidade de saúde ou em ações extramuros. 4. Tauá é uma região extensa e temos áreas de difícil acesso, que de acordo com aqueles que vivem em áreas rurais ou distantes dos centros urbanos há mais dificuldades de acesso principalmente em período de inverno por ser estradas carroçais. 5. Fake News sobre as vacinas: A desconfiança nas vacinas é desafio em Tauá, assim como em outras regiões do país. Isso pode ser devido a informações incorretas ou mal interpretadas e divulgadas pela as mídias que impacta sobre a segurança e eficácia das mesmas. Contudo estamos trabalhando na conscientização através de palestras e comunicação aberta para a população para aderir a vacinação de forma eficaz e consciente de uma vacinação segura.

Realizamos campanhas educativas sobre a importância da vacinação e os riscos por não se vacinar, aumentando a conscientização e enfatizando a eficácia delas. 2. Ampliação dos locais de atendimento e horários estendidos nas unidades de saúde, facilitando o acesso à vacinação para as pessoas que têm dificuldades de locomoção ou de tempo. 3. As equipes de saúde se deslocam até as comunidades para alcançar a população que possuem dificuldades de se deslocar até um posto de saúde, através do trabalho e comunicação em tempo oportuno dos ACS, há um planejamento e encaminhamento da equipe volante ou unidade de apoio. 4. Mobilização da equipe para o atendimento aos grupos específicos, como idosos, gestantes e pessoas com morbidades/deficiência, levando a informação antecipada com agendamento de dia e horário para que saibam que são considerados prioritários na vacinação. 5. O município realiza parcerias com instituições locais: como Igrejas, CRAS, CREAS, PSE juntamente com o UNICEF, CONSELHO TUTELAR, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, aumentando a divulgação das campanhas de vacinação e a mobilização da população para se vacinar. 6. Utilizamos a tecnologia, para a divulgação de campanhas e disponibilização de vacinas para a população, esclarecimentos de dúvidas, para aumentar a adesão da população à vacinação. 7- Agente Comunitário de Saúde é o profissional que atua diretamente nas comunidades, tem um papel fundamental na comunidade pois ele realiza atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento de famílias em suas áreas de atuação e contribuindo para identificação dos faltosos no dia da vacinação, realizam lista nominal para a busca ativa e posteriormente é encaminhado a população para os dias de vacinação nas unidades de saúde. É importante lembrar que a vacinação é um direito e uma responsabilidade de todos, e que a colaboração de todos é fundamental para alcançar a cobertura vacinal ideal dentro do município.

As ações de imunização em Tauá são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que conta com uma equipe de profissionais de saúde capacitados que desenvolvem seu papel de forma integrada na unidade de saúde e na comunidade, buscando o melhor no acolhimento e levando informações a população. Os gestores de saúde do município vêm elaborando estratégias para superar os desafios encontrados, que requer ações e esforços colaborativos de todos os profissionais de saúde e da população em geral, sempre visando esclarecer a população que vacina salva vidas e tem sua segurança e eficácia, garantindo que a população seja devidamente vacinada. A busca ativa vacinal é o ponto chave do município pois conta com o apoio principal do ACS que está ligado diretamente a comunidade e possibilita a busca eficaz no domicilio, escolas e vacinação extramuros ou em pontos de apoio, estas soluções foram adotadas para levar de forma eficaz a imunização, além da BAV busca ativa vacinal levamos a conscientização por meio de ações em promoção a saúde, com divulgações das ações, com um diálogo e abordagem aberta ao público sanando as dúvida e esclarecendo sobre a importância da imunização, buscamos incentivar a população e assim alcançar as coberturas e chegar ao objetivo maior que é a nossa população imunizada em Tauá.

Principal

ADAIZE MARQUES TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO

Coautores

Cristiani Neves Feitosa

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
REGULAÇÃO EM URGÊNCIA CARDIOVASCULAR FRENTE A REDUÇÃO DA TAXA DE MORTALIDADE EM CAJAZEIRAS – PB
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba