Diante da disseminação repentina da COVID-19 em todos os continentes, no dia 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou um surto pandêmico pelo coronavírus (classificado como SARS-CoV-2) uma emergência de saúde pública de interesse internacional, o mais alto nível de alarme. Dentre as recomendações foram propostas a aceleração de vacinas, medidas terapêuticas e diagnósticos. Nessa perspectiva, a veiculação de notícias falsas contribuiu para a desinformação da população. O termo “notícias falsas”, traduzido do inglês fake news, é atribuído à criação e à propagação de informações de qualquer procedência, falsas, inventadas ou manipuladas, que veem dificultando o serviço em saúde na operacionalização da vacinação. o impacto na adesão da comunidade à vacinação, este trabalho tem como objetivo sintetizar as ações do projeto Vacina Guaraí: da hesitação às vacinas que salvam! que abordam as fake news e a hesitação vacinal contra a COVID-19 no contexto de saúde pública no município de Guaraí.
A hesitação à vacina revela que, ao mesmo tempo em que a tomada de decisão de (não) se vacinar ou (não) vacinar os filhos ocorre no âmbito individual e familiar privado, ela expressa ações que envolvem questões de pertencimento social de grupos a favor ou contrários. Com isso, planejamento, organização e uma busca incansável de elevar as coberturas vacinais do município de Guaraí, implementamos um projeto, simples e assertivo, para captar a população que se hesita em vacinar ou abandona seu esquema vacinal.
O projeto Vacina Guaraí: da hesitação as vacinas que salvam! Foi idealizado para que o município de Guaraí alcançasse a homogeneidade das coberturas vacinais. Inicialmente, a equipe se desloca da Unidade básica de saúde até a praça central da nossa cidade, com um consultório móvel, climatizado, em dias e horários estratégicos, tais como finais de semanas e feriados, além de horários fora do expediente, transportando caixas térmicas com imunizantes e insumos necessários. As ações são divulgadas através de carro de som, muito comum no interior do Tocantins, informando a toda a população que a equipe de imunização está aposta, pronta para a promoção e prevenção da saúde aos munícipes.
A propagação dentro do campo da saúde resulta na descaterização da ciência, comprovando para que a sociedade duvide das invenções e achados apresentados. Isso modifica a visão da comunidade acerca das medidas de prevenção e proteção contra doenças, acarretando interferências significativas no processo de saúde-doença dos indivíduos. No entanto, o projeto Vacina Guaraí: da hesitação as vacinas que salvam! Veio com a proposta de aumentar a homogeneidade das coberturas vacinais e aproximar o vacinado da equipe de saúde, afim de levar a promoção e a prevenção contra a COVI-19 através da vacinação de forma humanizada, com informações verdadeiras e desmitificando as fake News.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO