Olá,

Visitante

Upsaúde Aplicativo – Solução de Impacto na Rede de Saúde

o UPSaúde é um aplicativo que contribui para solucionar problemas de acessibilidade, assistência, comunicação, acolhimento, participação social, educação em saúde e gestão do SUS. o APP é capaz de gerar economia para gestão, aumentar os repasses do PAB-FIXO, e um melhor resultado nas avaliações do PMAQ-AB. 92,3% dos lares possuem pelo menos 1 smartphone e 2 bilhões no mundo utilizam aplicativos de cuidados de saúde, por isso, a ferramenta é um eficiente método para melhorar a saúde municipal.

Usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada. o aplicativo foi desenvolvido utilizando linguagem de programação Java, implementação de big data, bussinesinteligence e abordagem de design thinking em parceria com a residência multiprofissional da EMCM/UFRN. Durante 06 meses provocou-se validações e feedbacks de usuários para aprimorar a solução. A partir de mapa de empatia gerou-se interface intuitiva focada na experiência do usuário. Realizou-se planejamento com coordenadores e gestor. Ocorreram capacitações e eventos de divulgação para engajamento da população. Funções como marcação de consultas, telemedicina, contra referência online e outros,estão no app, além de relatórios com informações de saúde para o gestor.

o app possui mais de 4 mil downloads e está sendo ampliado para todas as unidades básicas de saúde de Currais Novos-RN. Foram marcadasaproximadamente 2 mil consultas em 1 ano. Melhoroua relação dos usuários com a UBS, gerou agilidade e melhor experiência do usuário com o serviço de saúde. Criou-se perfis de saúde da população usuária e ampliou o acesso.Evidencia-se que a tecnologia é um aliado importante para otimizar e ampliar o acesso e a qualidade da saúde, uma área em expansão com alta capacidade de alcance e democratização da saúde, contribuindo para plenitude dos princípios finalísticos do SUS e da gestão pública.

Principal

Rodolfo Aragão De Lira

rodolfolira5@gmail.com

Coautores

Luciano Ferreira Oséas

A prática foi aplicada em

Currais Novos

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Rua José Milanez, 26 – Centro – Currais Novos Rn

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luciano Ferreira Oséas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal