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o Apoio do Telessaúde/Paraná na Regulação de Filas para Consultas Especializadas Relato de Experiência do Município de Pinhais

Prestar assistência aos usuários do SUS desafia gestores e profissionais de saúde, na busca por ferramentas que garantam assistência qualificada e aumento da acessibilidade a serviços especializados. Segundo a OMS o uso de ferramentas tecnológicas contribui para ampliar o acesso à assistência na saúde pública, oportunizando apoio em pesquisas e atendimentos, principalmente, em países em desenvolvimento. Dentre as ferramentas com destaque, apresenta-se o Telessaúde, rede que interliga gestores de saúde, instituições formadoras, serviços especializados e Atenção Primária, oportunizando apoio diagnostico, pesquisa e educação em saúde. o Telessaúde Paraná faz parte desse programa e objetiva melhorar a resolutividade da Atenção primária tendo como ações a teleconsultoria de apoio e a educação permanente. o município de Pinhais buscou parceria com o Telessaúde Paraná e Atenção Primária, e instituiu a teleconsultoria como critério de Regulação para encaminhamentos de usuários para as especialidades de Neurologia, Dermatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Reumatologia Cardiologia e Urologia.

Realizar regulação de filas e espera para consultas especializadas com apoio do telessaúde/Paraná. A viabilidade deste projeto se deu por meio de parceria estabelecida entre o município de Pinhais e o Núcleo Universitário de Telessaúde da Universidade Federal do Paraná, que oportunizou ao município, teleconsultoria nas especialidades de Neurologia desde 2014 e Dermatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Cardiologia, Reumatologia e Urologia desde 2017. Foram realizadas oficinas de capacitação para os profissionais da APS com orientação na utilização da plataforma e sensibilização destes sobre o programa Telessaúde. Após as oficinas instituiu-se como critério de encaminhamento para consultas para as especialidades com teleconsultoria disponível, estar descrito no encaminhamento a resposta do teleconsultor, com orientação para encaminhamento do usuário para avaliação de especialista.

A demanda reprimida para consultas especializadas evidenciou necessidade de regulação da fila e qualificação dos encaminhamentos. A parceria município/Telessaúde oportunizou reformular os critérios de encaminhamentos com base em apoio de teleconsultoria, empoderando os profissionais da Atenção Primária para tratamento e acompanhamento dos usuários. em dois anos de apoio do NUTES observa-se uma redução de encaminhamentos de 33,62 % para Cardiologia, 46,2% em Dermatologia, 45,54 % em Endocrinologia, 48,15 % em Reumatologia, 31,7 % em Urologia e equilíbrio oferta/demanda em Nefrologia, Cardiologia, Neurologia (adultos). Fica evidente a qualificação dos encaminhamentos que atualmente, descrevem os exames realizados e tratamentos ofertados antes do encaminhamento para a especialidade.Avaliados os resultados apresentados, observou-se que a parceria com o Telessaúde oportunizou qualificação e apoio a APS e ampliou o acesso da população assistência especializada em saúde. Notoriamente, a Teleconsultoria viabilizou equilíbrio entre oferta de vagas e demanda por consulta em algumas especialidades, destacando-se como ferramenta eficaz no apoio a Regulação de filas no município de Pinhais. No entanto faz-se necessário buscar outras estratégias de regulação, visto que a Teleconsultoria atualmente não contempla todas as especialidades.

Principal

Luciana Serena Parolin

luciana.parolin@pinhais.pr.gov.br

Coautores

Samira Raduan Dos Santos, Franciele Camila Tigrinho, Henrique Wendelin Sava,, Ariane Bueno Vaz.,

A prática foi aplicada em

Pinhais

Paraná

Sul

Instituição

Rua Eufrásio Luiz Polakowski, 96. Afonso Pena- São Jose Dos Pinhais.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Adriane Da Silva Jorge Carvalho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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