Olá,

Visitante

Unidos no combate ao Aedes

A Atenção Primária e Vigilância em Saúde realizaram uma parceria com o Programa Barriga cheia, Projeto Lixo e Cidadania, realizado pela Associação dos Agricultores Familiares de Guapé (AAFAG). Início em novembro de 2018, com o objetivo de eliminar os focos do Aedes através da troca de lixo reciclável por vales para aquisição de alimentos do armazém municipal, provenientes da horta municipal, na qual trabalham pessoas com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Compra de produtos oriundos da agricultora familiar.
As Equipes de Saúde da Família, através das visitas dos ACSs, realizam a divulgação do cronograma de recolhimento do lixo, orientam sobre a troca por alimentos, também orientam sobre a epidemiologia das arboviroses, os riscos, as medidas preventivas, ressaltando a importância da destinação correta do lixo reciclável e armazenamento adequado do mesmo. Foi confeccionado panfleto para Realização dessa orientação. O caminhão da associação recolhe o Lixo pesa e troca por vale. Essa parceria também foi estabelecida para a execução das ações do programa Saúde na Escola em relação ao tema combate ao Aedes.

Os objetivos foram eliminar os focos do Aedes, estimular a agricultura familiar, possibilitar a reinserção social de dependentes químicos, alcoólatras e ex-presidiários, e proporcionar uma alimentação saudável à população.

Divulgação do Programa Barriga Cheia. Recolhimento de 110 toneladas de lixo reciclável até o momento. Acesso da População à alimentação saudável. Geração de Emprego e Reinserção Social de Dependentes Químicos e alcoólatras após internações em Clínicas de Reabilitação e também de ex-presidiários.Esse Projeto concretiza o trabalho integrado realizado no Município de Guapé entre a Atenção Primária e a Vigilância Epidemiológica, bem como a importância do trabalho intersetorial, que possibilita a abrangência das ações em saúde diante das necessidades complexas de intervenção.

Principal

Nayara Campideli Ferreira

aps.saude@guape.mg.gov.br

Coautores

Laysa Amaral

A prática foi aplicada em

Guapé

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

R. Dr Antônio Fonseca, 75 - Guapé, MG, 37177-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Aparecida Dos Reis

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégia de rodízio para ampliação do acesso da população às vacinas com apresentação multidoses
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Arboviroses Zero: Desafios da Educação em Saúde para promover a saúde e prevenir as arboviroses no Município de Barra do Pirai-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Trabalho intersetorial no combate à dengue no município de Volta Redonda- RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação extramuro: estratégia de ampliação de cobertura vacinal contra covid 19 no município de Volta Redonda(RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Adesão à plataforma Salus 2.0 como ferramenta para monitoramento dos casos e qualificação da assistência prestada ao usuários com sífilis no município de Rio das Ostras
Rio de Janeiro