Olá,

Visitante

Unidos no Combate ao Aedes

A Atenção Primária e Vigilância em Saúde realizaram uma parceria com o Programa Barriga cheia, Projeto Lixo e Cidadania, realizado pela Associação dos Agricultores Familiares de Guapé (AAFAG). Início em Novembro de 2018, com o objetivo de eliminar os focos do Aedes através da Troca de Lixo Reciclável por Vales para Aquisição de Alimentos do Armazém Municipal, provenientes da Horta Municipal, na qual trabalham pessoas com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Compra de produtos oriundos da agricultora familiar.

Os objetivos foram eliminar os focos do Aedes, estimular a agricultura familiar, possibilitar a reinserção social de dependentes químicos, alcoólatras e ex-presidiários, e proporcionar uma Alimentação Saudável da População. as Equipes de Saúde da Família, através das visitas dos ACSs, realizam a divulgação do Cronograma de Recolhimento do Lixo, orientam sobre a troca por alimentos, também orientam sobre a epidemiologia das Arboviroses, os riscos, as medidas preventivas, ressaltando a importância da destinação correta do lixo reciclável e armazenamento adequado do mesmo. Foi confeccionado panfleto para Realização dessa orientação.o caminhão da Associação recolhe o Lixo pesa e troca por vale. Essa parceria também foi estabelecida para a Execução das Ações do Programa Saúde na Escola em relação ao Tema Combate ao Aedes.

Divulgação do Programa Barriga Cheia. Recolhimento de 110 toneladas de Lixo Reciclável até o momento. Acesso da População à alimentação saudável. Geração de Emprego e Reinserção Social de Dependentes Químicos e alcoólatras após internações em Clínicas de Reabilitação e também de ex-presidiários.Esse Projeto concretiza o trabalho integrado realizado no Município de Guapé entre a Atenção Primária e a Vigilância Epidemiológica, bem como a importância do trabalho intersetorial, que possibilita a abrangência das ações em saúde diante das necessidades complexas de intervenção.

Principal

Nayara Campideli Ferreira

aps.saude@guape.mg.gov.br

Coautores

Laysa Amaral

A prática foi aplicada em

Guapé

Minas Gerais

Sudeste

Rua Doutor Antonio Fonseca, Nº75, Parque Das Águas

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Márcia Aparecida Dos Reis

aps.saude@guape.mg.gov.br

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo