TELEMEDICINA NA APS DE BONITO DE SANTA FÉ: AMPLIANDO HORIZONTES E REDUZINDO BARREIRAS

A implementação da telemedicina na Atenção Primária à Saúde (APS) de Bonito de Santa Fé-PB surgiu como resposta à dificuldade de acesso da população a especialistas. O município, localizado no Alto Sertão paraibano, enfrentou desafios na oferta de atendimento especializado, resultando em longas filas e sobrecarga do hospital municipal. Desde a implantação da telemedicina na UBS CENTRAL, foram oferecidas consultas online com clínico geral e especialistas, como neuropediatria, psiquiatria e pediatria. A experiência visa ampliar o acesso, reduzir encaminhamentos necessários e melhorar o atendimento, promovendo maior resolutividade na APS. No entanto, a adaptação tecnológica da população, especialmente dos idosos, apresentou desafios que exigiram estratégias complementares, como educação digital e suporte técnico. Uma iniciativa demonstra o potencial da telemedicina na democratização da saúde e no fortalecimento do SUS em regiões remotas. O objetivo é Ampliar o acesso à saúde por meio da implementação da telemedicina na APS de Bonito de Santa Fé, promovendo atendimento especializado e fortalecendo a resolutividade da atenção primária.

A implementação da telemedicina na Atenção Primária à Saúde (APS) de Bonito de Santa Fé-PB surgiu como resposta à dificuldade de acesso da população a especialistas. O município, localizado no Alto Sertão paraibano, enfrentou desafios na oferta de atendimento especializado, resultando em longas filas e sobrecarga do hospital municipal. Desde a implantação da telemedicina na UBS CENTRAL, foram oferecidas consultas online com clínico geral e especialistas, como neuropediatria, psiquiatria e pediatria. A experiência visa ampliar o acesso, reduzir encaminhamentos necessários e melhorar o atendimento, promovendo maior resolutividade na APS. No entanto, a adaptação tecnológica da população, especialmente dos idosos, apresentou desafios que exigiram estratégias complementares, como educação digital e suporte técnico. Uma iniciativa demonstra o potencial da telemedicina na democratização da saúde e no fortalecimento do SUS em regiões remotas.

A implementação da telemedicina na UBS fixa, em Bonito de Santa Fé, tem permitida consultas online com clínico geral diário e, em dias específicos, neuropediatra, psiquiatra, pediatra e outras especialidades de difícil acesso na região do Alto Sertão. A organização das demandas na telemedicina envolve o rastreamento dos pacientes para identificar aqueles que se enquadram no perfil adequado para esse tipo de atendimento. Os atendimentos são distribuídos mensalmente conforme a demanda, priorizando especialidades com maior procura e ajustar a frequência periódica com menor número de atendimentos. As especialidades disponíveis incluem neuropediatria, pediatria, ortopedia, urologia, psiquiatria, clínica geral, pneumologia e dermatologia. O fluxo de atendimento segue a sequência: UBS → Setor de Regulação → Atendimento por Telemedicina. Durante a semana, em relação ao clínico geral, o atendimento ocorre das 13h às 19h, oferecer consultas, emissão de receitas e atendimentos gerais. A estratégia visa ampliar o acolhimento das demandas e reduzir a sobrecarga da porta de entrada do hospital, garantir que a APS seja, de fato, uma referência inicial para os usuários. Entretanto, um dos principais desafios identificados é a adaptação da população às tecnologias, especialmente entre os idosos, que podem apresentar dificuldades no uso de dispositivos digitais e na compreensão do funcionamento das consultas remotas.Logo, demanda estratégias complementares além de ações de educação digital.

Apesar dos desafios com a adaptação digital dos usuários, ações de suporte e educação digital foram fundamentais para garantir equidade no acesso. A experiência destaca a necessidade de expansão da telemedicina para outras localidades e reforça a importância da avaliação contínua para aprimoramento dos serviços e fortalecimento da APS.

Principal

MYLENA RAMOS GONÇALVES

MILENARG28@HOTMAIL.COM

AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE

Coautores

FAGNA RODRIGUES DA SILVA, ERICA EMENGARDA LUCIANO, MARLI RIBEIRO DA SILVA, ALDARA CRISTINA ALVES ARARUNA

A prática foi aplicada em

Bonito de Santa Fé

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

MYLENA RAMOS GONÇALVES

Conta vinculada

25 mar 2025

CADASTRO

25 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

10 set 2024

inicio

24 mar 2025

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io