NO ANO 2023 FOI OBSERVADO O ALTO ÍNDICE DE MORTALIDADES EM NEONATOS E MORTE MATERNA ANTES DE MEUS ATENDIMENTOS NA ESF JUAREZ FELIX CARDOSO. APARTIR DE O MOMENO EM TER QUE REALIZAR A NOTIFICAÇÃO PARA A VIGILÂNCIA SANITARIA. COMECEI A REALIZAR OS ATENDIMENTOS COM OLHAR DIFERÊNCIADO Á ESSE PÚBLICO ALVO.
ANTES OS ATENDIMENTOS DE GESTANTES DE ALTO RÍSCO ERAM ENCAMINHADAS AO OBSTÉTRA AO QUAL ATENDIA GESTANTE DE ALTO RÍSCO E DEPOIS NÃO CONSEGUIA MAIS INFORMAÇÕES DESSAS PACIENTES. POIS ELAS NÃO DAVAM MAIS NENHUMA INFORMAÇÃO SOB OS ATENDIMENTOS PELO OBSTÉTRA DO ALTO RÍSCO.
E A PARTIR DE UMA PACIENTE AO QUAL DESCOBRIU QUE ESTAVA GESTANTE QUANDO DEU ENTRADA A MATERNIDADE COM SANGRAMENTO (HEMORRAGIA) OS MÉDICOS DISSERAM A PACIENTE QUE ELA PRECISAVA DE REPOUSO ABSOLUTO E A MESMA NO DIA SEGUINTE PROCUROU A ESF JUAREZ FELIZ CARDO PARA DAR INÍCIO E MARCAR O PRÉ-NATAL DE 1º VEZE FUI REQUISITATA E COM O RELATO DA PACIENTE JÁ APROVEITANDO SUA VISITA A UNIDADE REALIZEI O ATENDIMENTO E FIZ OS ENCAMINHAMENTOS PRECISOS, ASSIM COMO RELIZADO O TESTE RÁPIDO (TRD), EXAMES LABORATORIAIS E USG, PRESCRIÇÕES DE AF/SF, ENCAMINHADA AO NUTRICIONISTA E OBSTETRA DO ALTO RISCO, PORÉM DEIXEI CIENTE A PACIENTE QUE APARTIR DAQUELA DATA TODOS OS ATENDIMENTOS DE PRÉ-NATAIS INDEPENDENDO DO ATENDIMENTO COM O OBSTÉTRA, TODOS OS ATENDIMENTOS ESTARIAM SENDO ACOMPANHADO POR MIM. OU SEJA, REALIZANDO O PRÉ-NATAL DOMICILIAR PARA QUE A PACIENTE NÃO COLOQUE A SUA VIDA E A VIDA DO FETO EM RÍSCO. A PARTIR DAQUELE DIA A PACIENTE FOI ASSISTIDA POR MIM, TENDO A GARANTIA QUE TODOS OS EXAMES ELA TENHA REALIZADO NO PERÍODO CERTO PARA QUE NÃO COMPROMETESSE A VIDA E A SAÚDE DA GESTANTE. PACIENTE CONEGUIU DAR CONTINUIDADE A GESTAÇÃO E NÃO HOUVE PROBLEMAS APÓS O PARTO.
E HOJE CONTINUO REALIZANDO OS ATENDIMENTOS DOMICILIARES PARA TODAS AS PACIENTES QUE ESTEJAM EM RISCO E/OU AS QUE FALTAM AS CONSULTAS E GARANTINDO QUE AS MESMAS NÃO VENHAM PÔR EM RISCO AS SUAS VIDAS E A DO FETO.
COM ISSO CONSEGUI REDUZIR AS MORTES DE RNs E MORTES MATERNAS NO TERRITÓRIO AO QUAL É DE RESPONSABILIDADE DA ESF JUAREZ FELIX CARDOSO.
• MORTE MATERNA É O ÓBITO DE UMA MULHER DURANTE A GESTAÇÃO OU ATÉ 42 DIAS APÓS O PARTO. A MORTE MATERNA PODE SER CAUSADA POR COMPLICAÇÕES DO PARTO, DA GESTAÇÃO OU DO PUERPÉRIO.
CAUSAS DE MORTE MATERNA
Sangramento intenso (hemorragia)
Pressão alta
Diabetes
Trombofilia
Infecções relacionadas à gravidez
Complicações de aborto inseguro
Condições subjacentes que podem ser agravadas pela gravidez (como HIV/AIDS)
OBJETIVOS:
REDUZIR A MORBIMORTALIDADE EM NEONATOS E MORTE MATERNA
METODOLOGIA: A PARTIR DO PRIMEIRO ATENDIMENTO À PACIENTE ASSISTIDA PELA MATERNIDADE DE REFERÊNCIA DE ARRAIAL DO CABO RJ, AO QUAL FOI ORIENTADA AO REPOUSO ABSOLUTO E SE ESTENDEU A OUTRAS PACIENTES ASSISTIDAS COM A GESTAÇÃO DE ALTO RÍSCO. EM CONSULTA DOMICILIAR EM ACOMPANHAMENTO DAS VISITAS COM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE EM APOIO PARA A REALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO.
FOI APLICADO O FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO AO PRÉ-NATAL DE ROTINA COMO REALIZADO EM CONSULTÓRO E NLIZANDO O QUE FOI PRESCRITO E/OU ORIENTADO PELO OBSTÉTRA DE REFERÊNCIA AO PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO.
RESULTADOS: PACIENTES ATENDIDAS NOS ANOS DE 2023, 2024 E ATÉ O PRESENTE MOMENTO EM 2025. AO TODO FORAM ATENDIDAS 15 PACIENTE DE ALTO RISCO E 06 PACIENTES AO QUAL ABANDONARAM O ACOMPANHAMENTO DE PRÉ-NATAL.
CONCLUSÃO: CONCLUÍ QUE COM OS ATENDIMENTOS DOMICILIARES A ESSE PÚBLICO ALVO DE 70% DAS MORTES FOI REDUZIDO A 20 % DE MORBIMORTALIDADE. TORNANDO IMPORTANTE O ATENDIMENTO COM OLHAR DIFERÊNCIADO A PACIENTES DE GESTAÇÃO DE ALTO RÍSCO E PACIENTES AOS QUAIS ABANDONARAM O PRÉ-NATAL
Morro da Cabocla - Rua Tomé de Souza - Praia dos Anjos, Arraial do Cabo - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO