Olá,

Visitante

Tecnologia da Informação e Comunicação Como Estratégia para o Fortalecimento da Regulação da Assistência À Saúde na Região Metropolitana de Salvador

Introdução: O município do Salvador possui uma vasta gama de serviços e profissionais especializados, assumindo assim papel de fundamental importância na rede estadual de saúde. Visando otimizar as ações de regulação, avaliação e controle dos serviços de saúde ambulatoriais e organizar o acesso para a população do Salvador e municípios do Estado pactuados com a capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Salvador planejou e desenvolveu o Módulo Regulação. Justificativa: O Município de Salvador assumiu em Março de 2006 a Gestão Plena, considerando assim a necessidade de estruturar as ações de regulação, controle e avaliação no município e organizar o acesso aos serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS), para atender a demanda referente à Programação Pactuação e Integrada (PPI) de Média e Alta Complexidade (MAC), implantou em 2010 o Módulo Regulação. Objetivos: Apresentar a experiência do desenvolvimento e implantação do Módulo Regulação, quanto ferramenta de gestão que tem como objetivo a otimização do processo de regulação, avaliação, controle e auditoria dos serviços ambulatoriais do município do Salvador. Descrição Sucinta: A implantação do Módulo Regulação no município de Salvador otimizou todo processo de regulação, avaliação, controle, auditoria e produção, para fins de faturamento dos procedimentos ambulatoriais da atenção básica e MAC, a partir da disponibilidade de agendas on-line dos profissionais de saúde vinculados aos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) da rede municipal, estadual e contratualizada de forma organizada e descentralizada. O Módulo Regulação segue os padrões preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).

Otimização do processo de regulação, avaliação, controle e auditoria dos serviços ambulatoriais do município do Salvador.

Principal

Marcelo Costa Lima

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Marcelo Costa Lima

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba
Práticas
Atuação do programa saúde na escola (PSE) no enfrentamento da dengue e outras arboviroses
Paraíba