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Síntese de Pesquisa de Pesquisa de Satisfação Realizada com Usuários do Grupo Hospitalar Conceição, no Primeiro Semestre de 2013.

O Sistema Único de saúde prevê, em sua base legal, a participação dos usuários nos processos de formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução. Uma das formas de consolidar essa ideia é disponibilizar formas de cada usuário manifestar sua visão sobre os serviços que está utilizando. A superintendência do Grupo hospitalar Conceição solicitou ampla pesquisa para saber a opinião dos usuários de seus serviços e conhecer o perfil dos mesmos. Com esta Pesquisa trouxe para as mesas gestoras o posicionamento do usuário como importante ferramenta nas tomadas de decisões gerencias. 3. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Realizar coleta permanente de dados nas quatro unidades hospitalares do Grupo Hospitalar Conceição a fim de identificar, continuamente, os pontos fracos e fortes dos serviços prestados. Identificando as iniciativas aprovadas pelo cidadão e que devem ser mantidas e/ou ampliadas – bem como aquelas que precisam ser revisadas a fim de garantir o direito universal do cidadão à saúde incluindo assim o usuário nos processos de gestão. 4.CONSIDERAÇÕES FINAIS De modo geral os resultados obtidos indicam que os usuários do GHC estão satisfeitos com os serviços prestados com um índice de aprovação de 92,71% para a unidade hospitalar, e positivamente 96,64% recomendam os serviços. Houve 40,55% de aprovação com uma nota 10 e 21,47% com uma nota 8 e 19,38% com nota 9. No entanto, na avaliação do SUS não houve correspondência direta das notas sendo que apenas 18,27% deram nota 10. 92% dos usuários entrevistados não sabe o que é regulação no Sistema Único de Saúde. Fica claro o desentendimento de informações que o usuário tem sobre o sistema estes não tem a percepção do que o SUS lhe oferece em geral. Sugere-se considerar uma melhorar a conscientização do usuário perante esta situação com campanhas de promoção à saúde que expliquem melhor como funciona o SUS, para que haja um melhor entendimento do cidadão e um maior empoderamento do usuário sobre o nosso sistema. Grupo Hospitalar Conceição Ouvidoria Geral Mara Lima Núcleo de Pesquisas

Apresentamos texto elaborado com objetivo de divulgar ação de escuta e participação social praticada no Grupo Hospitalar Conceição através da realização de pesquisa com usuários das quatro unidades hospitalares deste grupo. Baseado nas ações prioritárias do Governo Federal e seguindo diretamente um dos princípios que regem a organização do SUS: a participação dos cidadãos, desde 2010 a Ouvidoria Geral do Grupo Hospitalar Conceição, realiza pesquisas periódicas para identificar junto ao usuário a evolução dos índice de satisfação e insatisfação com os serviços prestados. Durante o primeiro semestre de 2013 realizamos ampla pesquisa com usuários que estiveram internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Hospital Cristo Redentor, no Hospital Fêmina e Hospital da Criança Conceição. Foram ouvidos também usuários do Serviço Auxiliar de Diagnósticos e Tratamento e usuários dos serviços de Emergência e Ambulatório dos seguintes hospitais: Hospital Fêmina, Hospital Cristo Redentor e Hospital da Criança Conceição. Deste trabalho foram obtidos dados que servirão como ferramenta de gestão nas tomadas de decisão avaliando, com o olhar do usuários os processos existentes.

Principal

Mara Ines de Lima Batista Dias

A prática foi aplicada em

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Mara Ines de Lima Batista Dias

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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