O Sistema Único de saúde prevê, em sua base legal, a participação dos usuários nos processos de formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução. Uma das formas de consolidar essa ideia é disponibilizar formas de cada usuário manifestar sua visão sobre os serviços que está utilizando. A superintendência do Grupo hospitalar Conceição solicitou ampla pesquisa para saber a opinião dos usuários de seus serviços e conhecer o perfil dos mesmos. Com esta Pesquisa trouxe para as mesas gestoras o posicionamento do usuário como importante ferramenta nas tomadas de decisões gerencias. 3. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Realizar coleta permanente de dados nas quatro unidades hospitalares do Grupo Hospitalar Conceição a fim de identificar, continuamente, os pontos fracos e fortes dos serviços prestados. Identificando as iniciativas aprovadas pelo cidadão e que devem ser mantidas e/ou ampliadas – bem como aquelas que precisam ser revisadas a fim de garantir o direito universal do cidadão à saúde incluindo assim o usuário nos processos de gestão.
Apresentamos texto elaborado com objetivo de divulgar ação de escuta e participação social praticada no Grupo Hospitalar Conceição através da realização de pesquisa com usuários das quatro unidades hospitalares deste grupo. Baseado nas ações prioritárias do Governo Federal e seguindo diretamente um dos princípios que regem a organização do SUS: a participação dos cidadãos, desde 2010 a Ouvidoria Geral do Grupo Hospitalar Conceição, realiza pesquisas periódicas para identificar junto ao usuário a evolução dos índice de satisfação e insatisfação com os serviços prestados. Durante o primeiro semestre de 2013 realizamos ampla pesquisa com usuários que estiveram internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Hospital Cristo Redentor, no Hospital Fêmina e Hospital da Criança Conceição. Foram ouvidos também usuários do Serviço Auxiliar de Diagnósticos e Tratamento e usuários dos serviços de Emergência e Ambulatório dos seguintes hospitais: Hospital Fêmina, Hospital Cristo Redentor e Hospital da Criança Conceição. Deste trabalho foram obtidos dados que servirão como ferramenta de gestão nas tomadas de decisão avaliando, com o olhar do usuários os processos existentes.
Os resultados obtidos indicam que os usuários do GHC estão satisfeitos com os serviços prestados com um índice de aprovação de 92,71% para a unidade hospitalar, e positivamente 96,64% recomendam os serviços. Houve 40,55% de aprovação com uma nota 10 e 21,47% com uma nota 8 e 19,38% com nota 9. No entanto, na avaliação do SUS não houve correspondência direta das notas sendo que apenas 18,27% deram nota 10. 92% dos usuários entrevistados não sabe o que é regulação no Sistema Único de Saúde. Fica claro o desentendimento de informações que o usuário tem sobre o sistema estes não tem a percepção do que o SUS lhe oferece em geral.
Sugere-se considerar uma melhorar a conscientização do usuário perante esta situação com campanhas de promoção à saúde que expliquem melhor como funciona o SUS, para que haja um melhor entendimento do cidadão e um maior empoderamento do usuário sobre o nosso sistema.
Avenida Francisco Trein, 596 - Cristo Redentor, Porto Alegre - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO